Logo do repositório
 

Sentidos atribuídos por licenciandos de Física sobre o papel da experimentação em atividades de estágios de regência

dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorParma, Fabiano Willian [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-04-14T14:10:53Z
dc.date.available2020-04-14T14:10:53Z
dc.date.issued2020-02-20
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar como os futuros professores de Física interagem com a produção acadêmica, relacionada às atividades experimentais no Ensino de Física e, também, como se beneficiam dela para o planejamento e desenvolvimento de aulas de estágio. Para tanto, procuramos responder a duas questões: que sentidos são atribuídos por futuros professores de Física ao papel das atividades experimentais? Quais noções de pesquisas são mobilizadas, durante o planejamento das atividades de regência do estágio? O contexto de produção desse estudo organiza-se durante as atividades da disciplina de Estágio Supervisionado, no qual os licenciandos planejaram e ministraram um minicurso, em duas escolas de diferentes contextos: Colégio Técnico, com alunos do ensino médio e um Centro Educacional de Jovens e Adultos. O corpus da pesquisa foi constituído, a partir dos discursos produzidos por um grupo de licenciandos, em diferentes contextos de produção: antes da atividade da regência, por meio dos planos de aula; após a regência através de questionários; e, ao final da disciplina de Estágio, por meio dos relatórios finais; além das transcrições dos encontros de reflexão promovidos na universidade. A análise dos dados foi realizada, a partir dos princípios teóricos e metodológicos da Análise de Discurso pecheutiana. Assim, os resultados mostram que ao planejar as atividades do Estágio, os futuros professores têm como proposta realizar atividades experimentais, sob uma perspectiva investigativa, no entanto, em sua prática docente, acabam reproduzindo a prática de seus formadores. Além disso, mesmo com seus discursos indicando críticas ao modelo tradicional de ensino, ao preparar suas aulas, dificilmente aparecem as produções acadêmicas da área de educação.pt
dc.description.abstractThis research aims to investigate how future physics teachers interact with academic production related to experimental activities in Physics Teaching and how they benefit of this production from it for the planning and development of internship classes. Therefore, we seek to answer two questions: what meanings are attributed by future physics teachers to the role of experimental activities? What notions of research are mobilized during the planning of the teaching activities of the internship? The context of production of this study is organized during the activities of the Supervised Internship discipline, in which the future physics teachers planned and taught a mini-course in two schools in different contexts: Technical College with high school students and an Educational Center for Youth and Adults. The research data was constituted from the speeches produced by a group of future physics teachers in different production contexts: before the teaching activity, through lesson plans; after, through questionnaires; and at the end of the Internship discipline, through the final reports; in addition to the transcripts of the reflection meetings held at the university. Data analysis was performed based on the theoretical and methodological principles of Pecheutian Discourse Analysis. Thus, the results show that when planning the activities of the Internship, the future teachers propose to carry out experimental activities from an investigative perspective, however, in their teaching practice, they end up reproducing the practice of their undergraduate teachers. In addition, even with their speeches indicating criticism of the traditional teaching model, when preparing their classes, academic productions in the area of education are hardly to appear.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId88882.432778/2019-01
dc.description.sponsorshipId1777625
dc.description.sponsorshipId1840912
dc.identifier.aleph000930008
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192160
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectAtividades experimentaispt
dc.subjectAnálise de discursopt
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopt
dc.subjectPhysics teacher trainingen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectExperimental activitiesen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectSupervised internshipen
dc.titleSentidos atribuídos por licenciandos de Física sobre o papel da experimentação em atividades de estágios de regênciapt
dc.title.alternativeThe meanings attributed by future Physics teachers about the role of experimentation in conducting internship activitiesen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaLinguagem, discurso e Ensino de Ciênciaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
parma_fw_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: