Publicação: Um estudo sobre o processo de apropriação da Física como cultura por licenciandos em Física
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Data
Autores
Orientador
Nardi, Roberto 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa objetivou compreender alguns aspectos da formação inicial de professores de Física, pleiteando caminhos que possibilitem uma educação científica emancipadora fundamentada na compreensão da Física como cultura. Para auxiliar no processo investigativo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: a) estudar a apropriação da Física como cultura na formação inicial de professores de Física e b) investigar a influência da instituição no imaginário dos licenciandos sobre a Física como cultura. O contexto de produção deste estudo se deu no curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública paulista. A constituição dos dados da pesquisa ocorreu por meio de um questionário respondido pelos licenciandos do último ano do curso, durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III. Os aportes teóricos e metodológicos que sustentaram o desenvolvimento da pesquisa foram a Análise de Discurso Pecheutiana e os referenciais da área de formação de professores e ensino de Física. A partir da análise
das produções discursivas, compreendeu-se uma apropriação da Física como cultura na formação inicial de professores de Física segmentada e descaracterizada, visto que as condições de formação não fornecem subsídios suficientes ao desenvolvimento de uma apropriação dos contextos sociais, históricos, ideológicos e políticos da Física. Ademais, identificou-se que a instituição, o projeto pedagógico do curso e a estrutura curricular têm um papel fundamental nas formações imaginárias dos licenciandos acerca da Física como cultura e evidenciam a necessidade de repensar a forma como o curso está organizado, de maneira a promover espaços formativos que privilegiem discussões e reflexões críticas, possibilitando que, durante
a formação inicial de professores de Física, se estabeleçam caminhos que contribuam para uma educação científica crítica, emancipadora e transformadora.
Resumo (inglês)
This research sought to comprehend some features of the physics teachers’ initial training, arguing for methods to enable an emancipatory scientific education based on an awareness of physics as a culture. The following specific objectives were created to aid in the investigation process: a) a study of the appropriation of physics as a culture during the initial training of physics teachers, and b) a look at how the institution affects undergraduates’ perception of physics as a culture. The study was conducted at the Public University of São Paulo as part of the physics Licentiate program. A future
physics teacher in the final year of course filled out a questionnaire as part of the Supervised Internship III, which then formed the basis for the research data. Pecheutian Discourse Analysis and references from the fields of teacher education and physics teaching contributed to the research’s theoretical and methodological development. In the initial formation of physics teachers, analysis of discursive productions revealed a segmented and mischaracterized appropriation of physics as a culture, insofar as the training conditions do not adequately allow for the formation of an appropriation of physics' social, historical, ideological, and political contexts. Additionally, it was identified that the institution, the course’s pedagogical project, and the curriculum structure all play a significant part in the undergraduates’ imaginary conceptions of physics as a culture. demonstrating the need to rethink how the course is organized in order to provide training spaces that encourage critical discussions and reflections, allowing physics teachers to establish paths that enable a critical, emancipatory, and transformative scientific education during their initial training
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Ensino de física, Análise de discurso, Física como cultura, Teacher training, Physics teaching, Physics as culture, Discourse analysis
Idioma
Português