Logotipo do repositório
 

Publicação:
A regra da oitava como ferramenta de análise harmônica

dc.contributor.advisorPicchi, Achille Guido [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, André dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-03-28T13:07:39Z
dc.date.available2022-03-28T13:07:39Z
dc.date.issued2021-10-07
dc.description.abstractMany studies are being carried out on musical pedagogy from the 17th to the 19th century, opening the ways of understanding the repertoire of these centuries. One of the subjects about these researches is the Octave Rule as a practical musical learning tool. The Rule of Octave brings with it new insights into 17th century harmonic grammar, and possible developments throughout the 18th and 19th centuries. 20th and 21st century harmony manuals do not cite the Rule of Octave as a possible interpretation of harmonic analysis. The present work aims to make a simple comparison between Neapolitan Master Fedele Fenaroli's Rule of Octave; as basic rules for the movement of the bass, with Neapolitan Master Giovanni Furno, and the harmonic examples of the common practice repertoire labeled by Walter Piston.en
dc.description.abstractMuitos estudos estão sendo feitos a respeito da pedagogia musical do século XVII até o XIX, abrindo caminho sobre outras maneiras de compreensão do repertório destes séculos. Um dos assuntos acerca dessas pesquisas é a Regra da Oitava como ferramenta de aprendizado musical prático. A Regra da Oitava trás consigo novos insights a respeito da gramática harmônica do século XVII, e possíveis desdobramentos ao longo do século XVIII e XIX. Manuais de harmonia do século XX e XXI não cita a Regra da Oitava como uma possível interpretação de análise harmônica. O presente trabalho, tem como objetivo fazer uma simples comparação entre a Regra da Oitava do Mestre Napolitano Fedele Fenaroli; as regras básicas de movimentação do baixo, com o Mestre Napolitano Giovanni Furno, e os exemplos harmônicos do repertório da prática comum cifrados por Walter Piston.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217425
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHarmoniapt
dc.subjectRegra da oitavapt
dc.subjectPedagogia harmônicapt
dc.subjectContrapontopt
dc.titleA regra da oitava como ferramenta de análise harmônicapt
dc.title.alternativeThe rule of octave as a harmonic analysis toolen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_a_tcc_ia.pdf
Tamanho:
3.07 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.42 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_a_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
38.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: