Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino na comunidade e inteligência coletiva: partilhando saberes com o WIKI

dc.contributor.authorCyrino, Antonio Pithon [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Viviany Menossi do [UNESP]
dc.contributor.authorEspósito, Ana Cláudia Cavalcante [UNESP]
dc.contributor.authorGarcia, Vera Lúcia [UNESP]
dc.contributor.authorCyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
dc.contributor.authorZornoff, Denise de Cássia Moreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-07T12:38:01Z
dc.date.available2016-07-07T12:38:01Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNew information and communication technologies have allowed the production of innovations in the teaching-learning process in higher learning. The aim of this intervention study in the course on community teaching at the Botucatu School of Medicine (FMB-Unesp) is to explore such possibilities through participation by students, faculty, and community members. A Wiki page was developed for this purpose, with information produced by the students on a neighborhood in the city of Botucatu, aimed at creating a setting for exchange, interaction, cooperation, and shared production of knowledge among these actors. A group of young people in this community received training on the use of Wiki, which allowed them to upload new information on the neighborhood on the page. The analysis shows that the text produced by these youth highlights several significant elements from their daily reality. The presence of a professor/tutor in the community was essential to the project’s success. The results point to the feasibility and potential of Wiki as a collective intelligence tool, allowing exchange of knowledge between students and the community, valuing all forms of knowledge and the expression of unique characteristics.en
dc.description.abstractAs novas tecnologias de informação e comunicação têm permitido a produção de inovações no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Neste estudo de intervenção e pesquisa em disciplina de ensino em comunidade da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (FMB-Unesp), procura-se explorar tais possibilidades mediante o envolvimento de alunos, professores e membros da própria comunidade. Para tanto, desenvolveu-se uma página Wiki, com informações produzidas pelos alunos a respeito de um bairro da cidade de Botucatu, com o objetivo de criar um ambiente de troca, interação, cooperação e produção compartilhada de conhecimentos entre esses sujeitos. Um grupo de jovens dessa comunidade recebeu treinamento no uso do Wiki, o que lhes permitiu incluir na página informações novas sobre o território. A análise mostra que na produção textual desses jovens ganhou destaque alguns elementos significativos de seu cotidiano. A presença de um professor tutor na comunidade foi essencial para o êxito do processo. Os resultados alcançados apontam a viabilidade e potencialidade do uso do Wiki como ferramenta de inteligência coletiva, por permitir a troca de saberes entre alunos e comunidade, valorizando toda forma de conhecimento e a expressão das singularidades.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipPrograma Nacional de Reorientação Profissional da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde)
dc.description.sponsorshipMinistério da Saúde e Ministério da Educação
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipFundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2008/07188-7
dc.description.sponsorshipIdFUNDUNESP: 00128/10
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 0766/10-0
dc.format.extent64-70
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000200009
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 64-70, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/s0100-55022012000200009
dc.identifier.fileS0100-55022012000200009.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.lattes7172724495907723
dc.identifier.lattes7172724495907723
dc.identifier.lattes7172724495907723
dc.identifier.scieloS0100-55022012000200009
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141365
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectCommunity-based teachingen
dc.subjectCollective intelligenceen
dc.subjectCommunication and education technologyen
dc.subjectEnsino na comunidadept
dc.subjectInteligência coletivapt
dc.subjectTecnologias de comunicação e educaçãopt
dc.titleEnsino na comunidade e inteligência coletiva: partilhando saberes com o WIKIpt
dc.title.alternativeTeaching in the community and collective intelligence: sharing knowledge with WIKIen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7172724495907723
unesp.author.lattes8671469070220479[1]
unesp.author.orcid0000-0002-9184-5927[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-55022012000200009.pdf
Tamanho:
108.39 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format