Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Margonari, Denise Maria

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Letras - FCLAR

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The proposal of this work is based on the elaboration of didactic sequences from fairy tales, for students of Elementary School, during reinforcement classes of Portuguese language. It is deemed appropriate to use this genre, because it gives to the child and to the adolescents a pleasurable reading, approaching them of playful situations. As a main goal of this work, this research aimed the preparation of didactic sequences using fairy tales in the classroom, as well as encouraging the reading for these students. The intention was also the internalization of the narratives and the messages conveyed by them, associating them to everyday situations. We used the deductive method, in which we initially organized the approach in the classroom and the teaching sequences from theoretical assumptions and materials already designed

Resumo (português)

O trabalho proposto baseou-se na elaboração de sequências didáticas a partir de contos de fadas, para alunos dos anos do Ensino Fundamental II, em aulas de reforço de Língua Portuguesa. Julgou-se pertinente o uso desse gênero textual, uma vez que proporciona à criança e ao adolescente uma leitura prazerosa, aproximando-os de situações lúdicas. Como um dos principais objetivos, esta pesquisa buscou a elaboração de sequências que estimulassem o trabalho com contos de fadas em sala de aula, bem como um estímulo à leitura para esses estudantes. Pretendeu-se, ainda, que os alunos absorvessem as narrativas e as mensagens transmitidas por elas, associando-as com situações cotidianas. Utilizou-se o método dedutivo, em que se organizou inicialmente a abordagem em sala de aula e as sequências didáticas a partir de pressupostos teóricos e materiais já concebidos

Descrição

Palavras-chave

Didática, Contos de fadas, Ensino fundamental, Leitura, Reading

Idioma

Português

Como citar

ZAMBON, Taísa Biagiolli. Contos de fadas e sequências didática: uma abordagem no ensino fundamental II. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação