Publicação:
Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Orientador

Fonseca, Débora Cristina

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação