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Publicação:
Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos

dc.contributor.advisorDalglish, Lalada [UNESP]
dc.contributor.authorFonseca, Amanda Ferreira Branco da [UNESP]
dc.contributor.institutionInstituto de Artes
dc.date.accessioned2023-11-27T16:22:43Z
dc.date.available2023-11-27T16:22:43Z
dc.date.issued2023-10-19
dc.description.abstractA pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo.pt
dc.description.abstractThe artist's research on one´s own process is of great importance in order to understand the creative process. Thus, this thesis aims to bring to light the complexity of the series of my authorial production creative process: Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) and Terra (2022-), the last one still in process. The series are made through common processes: creation of body painting designs inspired by indigenous art, performativity for the camera, use of early photographic processes (cyanotype, gum bichromates, Van Dyck brown, salted paper) and experiments with support materials (paper, fabric, wood, ceramics). The research development takes place through creative process narrative and analysis, based on Luigi Pareyson's theory of formativity and Cecília Almeida Salles' creation as a network conception; and presented works analysis. Technique and poetics seem to come into harmony with mostly artisanal procedures, which lead us to disconnect for a moment from external sources of information to make a connection with ourselves.en
dc.identifier.citationFONSECA, Amanda. Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos. 2023. 162 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2023
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251499
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectArte e fotografiapt
dc.subjectPintura corporalpt
dc.subjectArte indígenapt
dc.subjectFotografia na historiografiapt
dc.subjectFotografia - Processos de impressãopt
dc.titleDo corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos
dc.title.alternativeOn body: designs, performativity and early photographic processesen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramArtes - IA 33004013063P4
unesp.knowledgeAreaArtes visuais
unesp.researchAreaProcessos e procedimentos artísticos.

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