Logotipo do repositório
 

Publicação:
Práticas pedagógicas adotadas pelos professores de matemática da rede estadual de ensino de Assis e Presidente Prudente

dc.contributor.advisorOliveira, Cristiane Nespoli de [UNESP]
dc.contributor.authorMendonça, Valdirene Gross
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-05-17T11:44:04Z
dc.date.available2022-05-17T11:44:04Z
dc.date.issued2022-03-25
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de Matemática da rede estadual paulista de ensino, das diretorias de Assis e Presidente Prudente, durante o ano letivo de 2020, quando devido a pandemia de Covid-19, houve a interrupção das aulas presenciais nas instituições de ensino, sendo emergencialmente adotadas aulas remotas. Foram analisadas as respostas de 33 professores a um questionário sobre as tecnologias educacionais utilizadas, sobre eventuais cursos de aprimoramento realizados e aqueles ofertados pela rede de ensino, as dificuldades encontradas e a perspectiva de incorporação das práticas adotadas quando do retorno presencial. Além disso, buscou-se correlacionar as atividades desenvolvidas pelos professores com sua participação em programas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Verificou-se que os programas da OBMEP contribuíram para a adoção de práticas didáticas bem-sucedidas.pt
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the pedagogical practices adopted by Mathematics teachers from the São Paulo state education network, from Assis and Presidente Prudente, during the 2020 school year, when due to the Covid-19 pandemic, classes were interrupted, face-to-face in educational institutions, with remote classes being adopted as a matter of urgency. The answers of 33 professors to a questionnaire about the educational technologies used, about possible improvement courses held and those offered by the school system, the difficulties encountered and the perspective of incorporating the adopted practices during the face-to-face return, were analyzed. In addition, a possible correlation between the activities developed by teachers and their participation in programs of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools – OBMEP was investigated. It was possible to conclude that the OBMEP programs have contributed to the adoption of successful teaching practices.en
dc.identifier.capes33004129046P9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/234741
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.subjectProfessor de matemáticapt
dc.subjectOBMEPpt
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectMathematics teacheren
dc.titlePráticas pedagógicas adotadas pelos professores de matemática da rede estadual de ensino de Assis e Presidente Prudentept
dc.title.alternativePedagogical practices adopted by mathematics teachers from of the state education network of Assis e Presidente Prudenteen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMatemática Aplicada e Computacional - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaEnsino Básico de Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mendonça_vg_me_prud.pdf
Tamanho:
2.32 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: