Publicação: Práticas pedagógicas adotadas pelos professores de matemática da rede estadual de ensino de Assis e Presidente Prudente
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Data
Autores
Orientador
Oliveira, Cristiane Nespoli de 

Coorientador
Pós-graduação
Matemática Aplicada e Computacional - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de Matemática da rede estadual paulista de ensino, das diretorias de Assis e Presidente Prudente, durante o ano letivo de 2020, quando devido a pandemia de Covid-19, houve a interrupção das aulas presenciais nas instituições de ensino, sendo emergencialmente adotadas aulas remotas. Foram analisadas as respostas de 33 professores a um questionário sobre as tecnologias educacionais utilizadas, sobre eventuais cursos de aprimoramento realizados e aqueles ofertados pela rede de ensino, as dificuldades encontradas e a perspectiva de incorporação das práticas adotadas quando do retorno presencial. Além disso, buscou-se correlacionar as atividades desenvolvidas pelos professores com sua participação em programas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Verificou-se que os programas da OBMEP contribuíram para a adoção de práticas didáticas bem-sucedidas.
Resumo (inglês)
The present work aims to investigate the pedagogical practices adopted by Mathematics teachers from the São Paulo state education network, from Assis and Presidente Prudente, during the 2020 school year, when due to the Covid-19 pandemic, classes were interrupted, face-to-face in educational institutions, with remote classes being adopted as a matter of urgency. The answers of 33 professors to a questionnaire about the educational technologies used, about possible improvement courses held and those offered by the school system, the difficulties encountered and the perspective of incorporating the adopted practices during the face-to-face return, were analyzed. In addition, a possible correlation between the activities developed by teachers and their participation in programs of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools – OBMEP was investigated. It was possible to conclude that the OBMEP programs have contributed to the adoption of successful teaching practices.
Descrição
Palavras-chave
Ensino remoto emergencial, Práticas pedagógicas, Professor de matemática, OBMEP, Emergency remote teaching, Pedagogical practices, Mathematics teacher
Idioma
Português