Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superior

dc.contributor.advisorCastro, Rosani de [UNESP]
dc.contributor.advisorSouza, Regiane Maximo de [UNESP]
dc.contributor.authorBonifácio, Wagner da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-09-01T19:57:53Z
dc.date.available2016-09-01T19:57:53Z
dc.date.issued2016-07-06
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo sugerir melhorias no processo de implementação da A3P (Agenda Ambiental para Administração Pública). A proposta é analisar o seu composto, verificando-se, em sua adesão por Instituições de Ensino Superior (IES), se há alguma diferença nas contribuições das ações, sugeridas em seus Eixos e Variáveis, na promoção às práticas mais sustentáveis. Para responder a essa questão, adotou-se um framework que definiu etapas de condução dos trabalhos e desenvolvimento de pesquisa junto à Instituições de Ensino, campo da pesquisa. Realizou-se a revisão de literatura para indicar obtenção das publicações sobre o tema sustentabilidade e as suas métricas na Educação Superior bem como a caracterização da A3P. Através de um levantamento de campo buscou-se parâmetros definidos por especialistas no assunto, que ajustou o formato do Modelo de Referência da ferramenta ANP (Analytical Network Process), utilizada para tratar os dados coletados e chegar às conclusões, utilizando-se o software SUPERDECISION, específico para estudos de multicritério para modelagem do problema. Na consulta às IES que já adotaram a A3P, por meio de um instrumento de coleta de dados padronizado pelo formato ANP, os dados, à partir do software, foram analisados pelo modelo matemático proposto pela ferramenta. Como resultados, escalas numéricas para Eixos e Variáveis posicionam os mesmos entre si, definindo diferentes pesos para suas contribuições relativas às práticas mais sustentáveis com a adesão à Agenda. Como contribuição, foi sugerida melhoria no processo de implementação da A3P, definindo etapas para adesão em consonância com os resultados deste trabalho, através de um framework e um check-list de conduta.pt
dc.description.abstractThis paper aims to suggest improvements in the implementation process of A3P (Environmental Agenda for Public Administration). The proposal is to analyze your compound, checking up on its accession by Higher Education Institutions (HEIs), if there is any difference in the contributions of actions suggested in their axes and variables, to promote the most sustainable practices. To answer this question, we adopted a framework that defined driving stages of the work and research development with the education institutions, research field. We conducted a literature review to indicate obtaining publications on the subject of sustainability and its metrics in higher education as well as the characterization of A3P. Through a field survey sought to parameters defined by subject matter experts, who set the format of the ANP Tool Reference Model (Analytical Network Process), used to treat the collected data and reach conclusions using the SUPERDECISION software specific to multi-criteria studies for modeling the problem. In consultation with the HEIs that have adopted the A3P through an instrument of collecting standardized data by the ANP format, the data, from the software, were analyzed by the mathematical model proposed by the tool. As a result, numerical scales for axes and Variable position the same with each other by setting different weights for their relative contributions to more sustainable practices in the implementation of Agenda. As a contribution, it was suggested improvement in the implementation of A3P process, defining steps for membership in line with the results of this work through a framework and a checklist of conduct.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 134375/2014-9
dc.identifier.aleph000872124
dc.identifier.capes33004056086P6
dc.identifier.lattes6706619461931038
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143763
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectA3Ppt
dc.subjectSustentabilidadept
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectANPpt
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectHigher educationen
dc.titleSustentabilidade no campus: análise da relevância dos eixos temáticos da A3P – método brasileiro de práticas mais sustentáveis em instituições de ensino superiorpt
dc.title.alternativeSustainability on campus: relevancy analysis of main themes of A3P - brazilian method more sustainable practices in higher education institutionsen
dc.title.alternativeSostenibilidad en el campus : análisis relevancia de los temas principales de A3P - método brasileña prácticas más sostenibles en instituciones de educación superiores
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6706619461931038
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEBpt
unesp.knowledgeAreaGestão de operações e sistemaspt
unesp.researchAreaGestão Ambientalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bonifacio_ws_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.86 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.07 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: