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Publicação:
As crenças de professores que ensinam Matemática sobre o material digital do estado de São Paulo no processo de ensino e aprendizagem

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Orientador

Javaroni, Sueli Liberatti

Coorientador

Teixeira, Franciele Santos

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Matemática

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste Trabalho de Conclusão de Curso objetivamos investigar quais são as crenças dos professores que ensinam Matemática na rede estadual pública, sobre os efeitos do Material Digital do Estado de São Paulo no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes, analisando suas crenças sobre os impactos do Material Digital. Dois professores trabalham na cidade de Bauru, duas em Jaú e uma em São Carlos. Os professores apresentaram suas experiências e crenças sobre o Material Digital, explicitando suas realidades e sobre as realidades de seus estudantes que observam no dia a dia. Serão explicitados os pontos positivos e problemáticas referentes às crenças dos professores entrevistados, como a facilidade de editar o Material Digital por parte dos professores, e o engessamento do currículo com a implementação do novo material didático.

Resumo (inglês)

In this Final Paper, we aim to investigate the effects of the implementation of the Digital Material from the State of São Paulo on the teaching and learning process, from the perspective of teachers in the state. This is a qualitative research. For data collection, semi-structured interviews were conducted with five teachers, analyzing their beliefs about the impacts of the Digital Material. Two teachers work in the city of Bauru, two in Jaú, and one in São Carlos. The teachers shared their experiences and beliefs about the Digital Material, outlining their own realities and those of their students as observed in their day-to-day activities. The positive aspects and issues related to the beliefs of the interviewed teachers will be discussed, such as the ease of editing the Digital Material by the teachers, and the rigidity of the curriculum with the implementation of the new teaching material.

Descrição

Palavras-chave

Educação matemática, Políticas educacionais, Currículo, Material digital, Mathematics education, Educational policies, Academic curriculum, Digital material

Idioma

Português

Como citar

RUBBI, Pedro Augusto Donati As crenças de professores que ensinam Matemática sobre o Material Digital do Estado de São Paulo no processo de ensino e aprendizagem. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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