Publicação: Transtorno do Espectro Autista na infância
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Data
2021
Autores
Orientador
Hiraga, Cynthia Yukiko 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como foco de estudo descrever o comportamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na segunda infância. O período da segunda infância de um desenvolvimento típico é marcado por diversas mudanças nas dimensões motoras, cognitivas e psicossociais. Essas mudanças influenciam diretamente o desempenho e a aquisição de competências escolares da criança com desenvolvimento típico, mas sobremaneira o das crianças com (TEA). O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão de literatura. Os artigos científicos incluídos no presente estudo indicaram que o TEA afeta o desenvolvimento da criança, sua rotina diária em casa e na sua capacidade de aprendizagem. Nesse contexto, crianças com diagnósticos do TEA necessitam de apoio para um desenvolvimento biopsicossocial adequado de modo a adquirir autonomia e independência. Por fim, políticas públicas educacionais devem ser fortalecidas a fim de promover a inclusão de crianças com o TEA.
Resumo (inglês)
This research focused on describing the behavior of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in early childhood. The period of the second childhood of a typical development is marked by several changes in the motor, cognitive and psychosocial dimensions. These changes directly influence the performance and the acquisition of school skills of the child with the typical development, but above all of the children with ASD. The present study was developed through literature review. The scientific articles included in the present study indicated that ASD affects the child's development, daily routine at home and learning ability. In this context, children with ASD diagnoses need support for an adequate biopsychosocial development to acquire autonomy and independence. Finally, public educational policies must be strengthened in order to promote the inclusion of children with ASD.
Descrição
Idioma
Português