Logotipo do repositório
 

Publicação:
Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária

dc.contributor.authorZancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Rosa Fátima de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:00Z
dc.date.available2014-06-24T19:54:00Z
dc.date.issued2012-08-03
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira.pt
dc.description.affiliationDepartamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 81-99.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.lattes6847958862033252
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107267
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectHistória do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigospt
dc.titleInstrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundáriapt
dc.typeArtigopt
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes6847958862033252
unesp.author.orcid0000-0002-3905-7317[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-8106-2012-22-40-81-99.pdf
Tamanho:
429.44 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format