Logotipo do repositório
 

Publicação:
Brincar heurístico: explorando a intencionalidade pedagógica no brincar livre

dc.contributor.advisorBenetti, Eduardo Silva
dc.contributor.authorSantos, Andreza Ferraz dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-08T13:19:26Z
dc.date.available2025-01-08T13:19:26Z
dc.date.issued2024-12-06
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre o brincar heurístico e a intencionalidade pedagógica na educação infantil. O brincar heurístico é uma abordagem que pode ser adaptada de acordo com o contexto e pode ser utilizada como um aliado nas práticas pedagógicas, de maneira que sejam mais significativas para as crianças de primeira infância. A abordagem é fundamentada em valores integrados ao cuidar e ao educar, dos quais alguns são as relações entre o educador e criança, o brincar como atividade principal e a ação intencional do educador nessas práticas. O objetivo deste estudo é analisar como o brincar heurístico relaciona-se com a intencionalidade, mesmo utilizando o conceito do brincar livre, através da compreensão de forma mais aprofundada da abordagem e como esta pode auxiliar para as práticas na educação infantil, além de relacionar com outras teorias educacionais. Para alcançar esse objetivo, realizou-se a revisão sistemática de literatura, utilizando base de dados acadêmicos, como CAPES, Google Acadêmico e Semantic Scholar, além de livros dos quais fundamentam a abordagem, sobretudo dos autores principais, Elinor Goldschmied e Paulo Fochi. Os resultados revelaram que o brincar heurístico pode contribuir significativamente tanto para as práticas pedagógicas em que é necessária a ação intencional dos educadores quanto para o processo de aprendizagem, proporcionando experiências que estimulam e incentivam o desenvolvimento integral das crianças. Diante dos resultados, podemos concluir que o brincar heurístico privilegia a autonomia e o protagonismo das crianças por meio do brincar livre, que envolvem primordialmente as experiências exploratórias e descobertas, enfatizando seu benefício para o desenvolvimento de habilidades que contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Através das ações intencionais dos educadores, que envolvem o planejamento e a organização prévia, podemos concluir que o brincar heurístico pressupõe intencionalidade, mesmo que esteja pautado nas brincadeiras livres.pt
dc.description.abstractThis paper presents a study on heuristic play and pedagogical intentionality in early childhood education. Heuristic play is an approach that can be adapted according to the context and can be used as an ally in pedagogical practices, so that they are more meaningful for young children. The approach is based on values integrated into care and education, some of which are the relationships between the educator and the child, play as the main activity and the intentional action of the educator in these practices. The objective of this study is to analyze how heuristic play relates to intentionality, even using the concept of free play, through a deeper understanding of the approach and how it can help practices in early childhood education, in addition to relating it to other educational theories. To achieve this objective, a systematic literature review was carried out, using academic databases, such as CAPES, Google Scholar and Semantic Scholar, in addition to books that support the approach, especially by the main authors, Elinor Goldschmied and Paulo Fochi. The results revealed that heuristic play can contribute significantly to both pedagogical practices that require intentional action by educators and to the learning process, providing experiences that stimulate and encourage children's integral development. Given the results, we can conclude that heuristic play favors children's autonomy and protagonism through free play, which primarily involves exploratory experiences and discoveries, emphasizing its benefit for the development of skills that contribute to children's integral development. Through the intentional actions of educators, which involve prior planning and organization, we can conclude that heuristic play presupposes intentionality, even if it is based on free play.en
dc.identifier.citationSANTOS, Andreza Ferraz dos. Brincar heurístico: explorando a intencionalidade pedagógica no brincar livre. Orientador: Eduardo Silva Benetti. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259485
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectBrincar heurísticopt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectEducação Infantilpt
dc.subjectIntencionalidadept
dc.subjectCriançapt
dc.subjectHeuristic playen
dc.subjectChilden
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectIntentionalityen
dc.titleBrincar heurístico: explorando a intencionalidade pedagógica no brincar livrept
dc.title.alternativeHeuristic play: exploring pedagogical intentionality in free playen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateBauru - FC - Pedagogiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_af_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
517.53 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_af_autorizacao_bauru.pdf
Tamanho:
108.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: