Publicação: Arte postal: revolver o passado e confrontar correspondências
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Data
Autores
Orientador
Romagnolo, Sergio Mauro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Artes Visuais - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa aqui desenvolvida realiza uma leitura atinente ao desenvolvimento
histórico da Arte Postal no esforço de compreender seu funcionamento e as noções
implicadas na sua constituição conceitual. De característica exploratória, a pesquisa
estuda os contextos e antecedentes históricos e artísticos que permitiram que a Arte
Postal se realizasse como um acontecimento artístico-social. Desta forma foi
possível destacar o papel das Vanguardas e do conceitualismo, enquanto tendência,
na sua configuração. Tendo em vista a pluralidade de manifestações da Arte Postal,
a pesquisa não se debruça em obras ou artistas específicos, mas levanta o caráter
geral desse fenômeno, salientando o aspecto da comunicação que possibilitou a
constituição de uma rede internacional de intercâmbios artísticos. Tornando-se um
espaço de resistência política, a rede de Arte Postal possibilitou a descentralização
da arte e ofereceu maior liberdade e independência artística na produção,
distribuição e fruição da arte. A partir dessas premissas, desenhou-se a ideia de
uma arte que assumisse a forma de um processo de comunicação, distante da
noção de objeto de contemplação e próxima dos conceitos.
Resumo (inglês)
The research developed here to the development of the reading of Mail Art in
an effort to understand its functioning and the historical development of its reading
implied in its reading. With an exploratory nature, the research studies the historical
and artistic contexts and antecedents that may allow mail art to be realized as an
artistic-social event. In this way, it was possible to highlight the role of the Vanguards
and conceptualism, as a trend, in its configuration. In view of the plurality of
manifestations of Mail Art, research on specific works or projects does not raise the
general character of this phenomenon, highlighting the aspect of communication that
re-enabled the interpretation of a phenomenon of artistic exchanges internationally.
By becoming a space of resistance, the Mail Art network enabled the decentralization
of art and produced greater artistic freedom and independence in the production,
distribution and enjoyment of art. From premises, an art was designed that takes the
form of a communication process, far from the notion of object of contemplation and
close to concepts.
Descrição
Palavras-chave
Arte Postal, Arte Conceitual, Arte Moderna, Documentos e correspondência
Idioma
Português