Publicação: Análise dos fatores que influenciam a disposição a pagar por alimentos orgânicos em plataformas de e-commerce
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Data
Autores
Orientador
Garcia, Sheila Farias Alves 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Jaboticabal - FCAV - Administração
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Diante da grande ascensão e relevância que o mercado de orgânicos vem representando no
consumo, da mesma forma que se tem observado o rápido desenvolvimento e consolidação do
e-commerce para a comercialização de bens e serviços, explorar esses dois aspectos em
conjunto se mostrou pertinente. Portanto, este estudo buscou compreender a influência das
características dos alimentos orgânicos e dos atributos das plataformas de e-commerce na
disposição a pagar por alimentos orgânicos em plataformas de e-commerce. O estudo foi
desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica de modo a construir um referencial teórico
para aprofundar acerca do comportamento de consumo de alimentos orgânicos, canais de
distribuição e cadeias agroalimentares curtas, tecnologia e desenvolvimento do e-commerce.
Além de uma pesquisa quantitativa, através de um levantamento do tipo survey para obter
informações diretas dos consumidores. O levantamento realizado através de questionários,
resultou em 153 respondentes e a análise se deu através de Modelagem de Equações Estruturais,
com mínimos quadrados parciais e modelos de caminhos (PLS-PM) utilizando-se o software
SmartPLS 4.0. Os resultados obtidos do modelo de segunda ordem indicam que há uma relação
positiva entre a percepção das características dos alimentos orgânicos e a disposição a pagar
dos consumidores, da mesma forma, há também uma relação positiva entre a percepção dos
atributos das plataformas de e-commerce e a disposição a pagar dos consumidores, o que
demonstra que ambos são determinantes na disposição a pagar dos consumidores por alimentos
orgânicos em plataformas de e-commerce. Os resultados contribuem para produtores e demais
profissionais do mercado de orgânicos que buscam desenvolver estratégias mais alinhadas na
comercialização desses alimentos, demonstrando o e-commerce como um canal proeminente
para tanto, além de demonstrar os atributos mais influentes na disposição a pagar dos
consumidores, o que proporciona informações relevantes para o desenvolvimento dessas
estratégias.
Resumo (inglês)
Given the great rise and relevance that the organic market has represented in consumption, in
the same way that the rapid development and consolidation of e-commerce for the
commercialization of goods and services has been observed, exploring these two aspects
together proved to be pertinent. Therefore, this study sought to understand the influence of the
characteristics of organic foods and the attributes of e-commerce platforms on the willingness
to pay for organic foods on e-commerce platforms. The study was developed through
bibliographical research in order to build a theoretical framework to delve deeper into the
consumption behavior of organic foods, distribution channels and short agri-food chains,
technology and development of e-commerce. In addition to quantitative research, through a
survey to obtain direct information from consumers. The survey carried out through
questionnaires resulted in 153 respondents and the analysis was carried out through Structural
Equation Modeling, with partial least squares and path models (PLS-PM) using the SmartPLS
4.0 software. The results obtained from the second-order model indicate that there is a positive
relationship between the perception of the characteristics of organic foods and consumers'
willingness to pay, in the same way, there is also a positive relationship between the perception
of the attributes of e-commerce platforms and consumers' willingness to pay, which
demonstrates that both are decisive in consumers' willingness to pay for organic food on e commerce platforms. The results contribute to producers and other professionals in the organic
market who seek to develop more aligned strategies in the commercialization of these foods,
demonstrating e-commerce as a prominent channel for this purpose, in addition to
demonstrating the most influential attributes on consumers' willingness to pay, the which
provides relevant information for the development of these strategies.
Descrição
Palavras-chave
Alimentos naturais, Comércio eletrônico, Consumidores Atitudes
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, G. M. Análise dos fatores que influenciam a disposição a pagar por alimentos orgânicos em plataformas de e-commerce. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal, 2024.