Logotipo do repositório
 

Publicação:
A sociologia no ensino médio e o estudo do conceito de cidadania a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e produto educacional “Trilha da cidadania”.

dc.contributor.advisorMachado, Vitor [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Michel Gustavo de Almeida
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-02-08T00:09:53Z
dc.date.available2021-02-08T00:09:53Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.description.abstractA presente pesquisa qualitativa tem como objetivo contribuir com a melhoria do ensino de Sociologia na educação básica do Brasil e se propôs a estudar a história do ensino de Sociologia no Brasil, dentro do recorte temporal: Pareceres de Rui Barbosa até o contexto da primeira BNCC Ensino Médio. Deu enfoque à análise de conteúdo dos materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o PNLD, e na análise da Pedagogia Histórico-Crítica e a prática pedagógica do conteúdo: Cidadania a partir da aplicação de uma sequência didática para o 3º Ano Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo. Apresentou a reflexão sobre a Sociologia enquanto ciência humana bem como da Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Médio, desenvolveu um tratamento sociológico para o conceito de Cidadania, no qual apresentamos o conceito: Participação efetiva do cidadão na materialidade da sociedade da qual ele faz parte. Por fim, apresentamos o objeto de aprendizagem: Trilha da Cidadania, jogo didático desenvolvido com o objetivo de contribuir com ensino de Sociologia.pt
dc.description.abstractThis qualitative research aims to contribute to the improvement of the teaching of Sociology in basic education in Brazil and proposed to study the history of the teaching of Sociology in Brazil, within the time frame: Opinions of Rui Barbosa up to the context of the first BNCC Teaching Medium. It focused on the content analysis of didactic materials made available by the São Paulo State Department of Education and the PNLD, and on the analysis of Historical-Critical Pedagogy and the pedagogical practice of the content: Citizenship from the application of a didactic sequence for the 3rd Year of high school at a state school in São Paulo. He presented the reflection on Sociology as a human science as well as Sociology as a curricular component of High School, developed a sociological treatment for the concept of Citizenship, in which we present the concept: Effective citizen participation in the materiality of the society of which he is a part. Finally, we present the learning object: Citizenship Trail, a didactic game developed with the objective of contributing to the teaching of Sociology.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202651
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino de Sociologiapt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectObjeto de aprendizagempt
dc.subjectEducationen
dc.subjectSociology teachingen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectLearning objecten
dc.titleA sociologia no ensino médio e o estudo do conceito de cidadania a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e produto educacional “Trilha da cidadania”.pt
dc.title.alternativeSociology in high school and the study of the concepent of citizenship from the Historical-Critical Pedagogy and educational product “Citizenship Trail”.en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFundamentos do Ensino e da Educação Básicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_mga_me_bauru.pdf
Tamanho:
8.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.06 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: