Publicação: A sociologia no ensino médio e o estudo do conceito de cidadania a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e produto educacional “Trilha da cidadania”.
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Machado, Vitor 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa qualitativa tem como objetivo contribuir com a melhoria do ensino de Sociologia na educação básica do Brasil e se propôs a estudar a história do ensino de Sociologia no Brasil, dentro do recorte temporal: Pareceres de Rui Barbosa até o contexto da primeira BNCC Ensino Médio. Deu enfoque à análise de conteúdo dos materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e o PNLD, e na análise da Pedagogia Histórico-Crítica e a prática pedagógica do conteúdo: Cidadania a partir da aplicação de uma sequência didática para o 3º Ano Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo. Apresentou a reflexão sobre a Sociologia enquanto ciência humana bem como da Sociologia enquanto componente curricular do Ensino Médio, desenvolveu um tratamento sociológico para o conceito de Cidadania, no qual apresentamos o conceito: Participação efetiva do cidadão na materialidade da sociedade da qual ele faz parte. Por fim, apresentamos o objeto de aprendizagem: Trilha da Cidadania, jogo didático desenvolvido com o objetivo de contribuir com ensino de Sociologia.
Resumo (inglês)
This qualitative research aims to contribute to the improvement of the teaching of Sociology in basic education in Brazil and proposed to study the history of the teaching of Sociology in Brazil, within the time frame: Opinions of Rui Barbosa up to the context of the first BNCC Teaching Medium. It focused on the content analysis of didactic materials made available by the São Paulo State Department of Education and the PNLD, and on the analysis of Historical-Critical Pedagogy and the pedagogical practice of the content: Citizenship from the application of a didactic sequence for the 3rd Year of high school at a state school in São Paulo. He presented the reflection on Sociology as a human science as well as Sociology as a curricular component of High School, developed a sociological treatment for the concept of Citizenship, in which we present the concept: Effective citizen participation in the materiality of the society of which he is a part. Finally, we present the learning object: Citizenship Trail, a didactic game developed with the objective of contributing to the teaching of Sociology.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Ensino de Sociologia, Cidadania, Ensino médio, Objeto de aprendizagem, Education, Sociology teaching, Citizenship, High school, Learning object
Idioma
Português