Logo do repositório
 

Roda de Saci_que cena é esta? : práticas da arte na escola pública

dc.contributor.advisorAndré, Carminda Mendes [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Tatiana Aparecida Teodoro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-05-08T18:35:54Z
dc.date.issued2025-03-21
dc.description.abstractA Roda de Saci é uma prática artística e pedagógica desenvolvida com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental I, resultando na reinvenção do espaço da sala de aula. A prática se inicia com a narração de uma história pessoal seguida pela participação dos alunos, que compartilham suas próprias narrativas, todas centradas em travessuras. Este processo traz reflexões sobre sua relação com performance, teatro e o jogo performativo, além de investigar o papel do Saci enquanto ser híbrido, transgressor e de resistência. A pesquisa também se conecta com a proposta de descolonização de Rufino (2019), que vê a rebeldia contra a colonialidade como um ato revolucionário e um processo contínuo de transformação social. Através dessa prática, busca-se o reencantamento do mundo e a criação de novos modos de ser, refletindo sobre a importância da luta contra as injustiças e as barreiras impostas pela instituição escolar em busca de uma educação libertadora proposta por Paulo Freire e bell hooks.pt
dc.description.abstractThe Roda de Saci is an artistic and pedagogical practice developed with fifth-grade students from Elementary School, resulting in the reinvention of the classroom space. The practice begins with the narration of a personal story followed by the participation of the students, who share their own narratives, all centered around mischief. This process brings reflections on its relation to performance, theater, and the performative game, in addition to investigating the role of the Saci as a hybrid, transgressive, and resistant being. The research also connects with Rufino's (2019) proposal for decolonization, which views rebellion against coloniality as a revolutionary act and a continuous process of social transformation. Through this practice, the aim is to re-enchant the world and create new ways of being, reflecting on the importance of fighting against injustices and the barriers imposed by the school institution in the pursuit of a liberating education as proposed by Paulo Freire and bell hooks.en
dc.identifier.capes41002016026P1
dc.identifier.citationSILVA, Tatiana Aparecida Teodoro. Roda de Saci_que cena é esta? : práticas da arte na escola pública. Orientadora: Carminda Mendes André. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.
dc.identifier.lattes7393196204793704
dc.identifier.orcid0000-0001-5131-9423
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310241
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectArte na educaçãopt
dc.subjectTeatro na educaçãopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt
dc.subjectJogos educativospt
dc.subjectPerformance (Arte)pt
dc.titleRoda de Saci_que cena é esta? : práticas da arte na escola públicapt
dc.title.alternativeRoda de Saci_what scene is this? artistic practices in public schoolsen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaAbordagens teórico metodológicaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_tat_me_ia.pdf
Tamanho:
34.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: