Publicação: O sujeito militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: militância, educação escolar e consciência crítica
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Data
Autores
Orientador
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Essa dissertação retrata a luta social produzida no interior do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –MST e sua implicação na produção da consciência crítica do sujeito militante que teve acesso à educação escolar. Analisa os impactos da vivência militante do MST na luta pela terra e reforma agrária, assim como o processo educativo escolar, no sentido de compreender a trajetória de formação humana do sujeito militante e aspectos que compõem a produção da sua consciência numa direção crítica, considerando a relação entre militância no movimento social e a vivência do processo da educação escolar. Partimos de uma compreensão de que os sujeitos militantes e participantes das lutas sociais do MST são produtores de uma consciência resultante da práxis do movimento que organizado coletivamente, que produz consciência crítica-coletiva que reconhece homens e mulheres como sujeitos de sua própria história. Ao mesmo tempo, reconhecemos o papel da educação escolar e a apropriação de conhecimentos científicos na escola na vida do indivíduo militante para identificarmos aspectos relevantes desse processo educativo na construção da sua consciência como sujeito do campo. Sobre esse quadro, apresentamos as questões: Como a práxis da militância social implica na produção de consciência crítica dos sujeitos? Como a prática educativa na educação escolar implica na produção de consciência crítica dos sujeitos? Qual a importância da relação entre a militância e a educação escolar na construção da consciência crítica do sujeito militante? A pesquisa se estrutura por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa e toma princípios do método materialista histórico-dialético para analisar as entrevistas realizadas com quatro sujeitos militantes do MST da região do Pontal do Paranapanema/SP. O referencial teórico da pesquisa enfatiza três teorias de natureza pedagógica (Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, Pedagogia do Movimento Sem Terra e a Pedagogia histórico-crítica) e ainda tomamos uma teoria de natureza psicológica, a Teoria histórico-cultural como base teórica do trabalho. Torna-se relevante considerar que a práxis produzida no movimento social aliada a apropriação de conhecimentos científicos, históricos, filosóficos e outros conhecimentos humano-genéricos apropriados na escola, engendram condições ideais para que os sujeitos militantes se desenvolvam como críticos e transformadores da realidade, dada a qualidade desse processo de formação que alia prática social revolucionárias e apropriação de conhecimentos humano-genéricos, pois é justamente na unidade teoria-prática que se efetiva o desenvolvimento dos seres humanos de forma multilateral, numa direção consciente, crítica e emancipatória.
Resumo (inglês)
This dissertation portrays the social struggle produced within the Landless Rural Workers Movement – MST and its implication to the production of critical consciousness among militant subjects who had access to school education. It analyzes the impacts of the MST's militant experience in the struggle for land and agrarian reform, as well as, the experience in the school education process to the militant subjects to their critical consciousness, considering the relations of militancy in the social movement and the school education experiences. We start understanding the militant subjects of the MST's social struggles producers their consciousness from the praxis of the social movement and, at the same time, we recognize the experiences from the formal educational processes in the school, identifying relevant aspects of these individual experiences in the construction of critical consciousness. Regarding this framework, we present the questions: How does the praxis of social activism imply the production of critical consciousness among subjects? How does educational practice in school education imply the production of critical consciousness among subjects? How important is the relationship between militancy and school education in the construction of the critical consciousness of the militant subject? The research is structured around a qualitative research methodology, linked to the historical-dialectical materialist method, using interviews, observations and field diary records to ccolect dates from twwo militants subjects. For the theorectical structure of this research, we based in Paulo Freire's Pedagogy of the Oppressed, the Landless Movement Pedagogy and the Historical-critical Pedagogy and we also take a psychological theory called Historical-cultural theory. It becomes relevant to consider that the praxis produced in the social movement, combined with the appropriation of scientific, historical, philosophical and other human-generic knowledge appropriate at school, engender ideal conditions for subjects to develop as critics and transformers of reality, because it is precisely in the theory-practice unity that the development of human beings in its totality.
Descrição
Palavras-chave
Educação escolar, Educação, Movimento social, consciência crítica, MST, Social movements and scholar education, Militant of social movement and critical consciousness, Scholar education, militants and critical consciousness
Idioma
Português
Como citar
LUZ, Marisa de Fatima da. O sujeito militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: militância, educação escolar e consciência crítica. Orientador: Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.