Logotipo do repositório
 

Publicação:
Leitura: algumas reflexões sobre teoria e prática no contexto escolar

dc.contributor.advisorCurado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
dc.contributor.authorMarendaz, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:28Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:28Z
dc.date.issued2005-09-12
dc.description.abstractEste trabalho, de base teórica, faz algumas reflexões acerca da leitura e suas implicações no cotidiano escolar; levanta questões de analfabetismo funcional, letramento, papel da escola formadora, metodologia avaliativa contínua e sistemática no ensino. A partir de pesquisa bibliográfica, analisa dados sobre leitura principalmente nas séries iniciais da escola pública e procura revelar como ocorre o processo de alfabetização, como se dá a interação aluno-leitura-escrita. Considera, ainda, as condições econômicas e culturais de estudantes, em sua maioria de escolas públicas, e qual a relação destas condições, como conseqüência, com a falta de gosto pela leitura e com a falta de leitores proficientes, fatores que muitas vezes dificultam a chegada à Universidade. As concepções apresentadas estão todas centradas numa prática social, interacionista, permitindo, assim, um diálogo com o texto e assumindo uma posição crítica e ativa diante de fatos cotidianos, circunstância que poderá causar mudança de comportamento do leitor, uma vez que a leitura é condicionadora de comportamentos e também responsável pela produção de sentido. A proposta é afirmar que leitura não significa mera decodificação do código lingüístico; possui um papel de grande relevância na formação do indivíduo e deverá fazer parte de sua vida, prepará-lo para interagir com o mundo, para posicionar-se criticamente diante da própria realidade. Parte dessa tarefa árdua cabe ao professor de Língua Portuguesa.pt
dc.description.abstractThis work makes some reflections about reading and its implications in scholar quotidian, talks about reading in a very wide-ranging aspect, rises questions of functional illiteracy, letramento, role of forming school, systematical and continuous evaluating methodology in teaching. Done specially with basis in bibliographic research, characterizing it as theoretic this paper, analyzes information about reading in Grade School from Public School and tries to demonstrate how the teaching reading-writing process occurs, how the interaction writing and reading-student happens and the way that reading and writing are in the student's mind. Yet, it considers the Brazilian students' cultural and economic conditions, mainly from High School, most of them from Public School, having as social consequence the lack of liking for reading, lack of proficient readers, that many times don't get entering the university. The conceptions presented are all centered in a social practice, interactive, permitting this way a dialog with the text, assuming a critic and active position front of the quotidian facts , what can cause change of behavior of the reader, once the reading is conditioning of behavior and also responsible for the production of sense. The work tries to assert that reading doesn't mean mere decoding of linguistic code, it owns a role of great relevance in the forming of person and should make part of his/ her life, prepare him/ her to interact with the world, to position critically front of own reality. Part of this hard work is up to the teacher of Portuguese Language.en
dc.format.extent118 f.
dc.identifier.aleph000329687
dc.identifier.capes33004048019P1
dc.identifier.citationMARENDAZ, Simone Aparecida. Leitura: algumas reflexões sobre teoria e prática no contexto escolar. 2005. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2005.
dc.identifier.filemarendaz_sa_me_assis.pdf
dc.identifier.lattes7240993911301111
dc.identifier.orcid0000-0002-9315-0475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91740
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectAnalfabetismopt
dc.subjectInteração socialpt
dc.subjectReadingen
dc.subjectFunctional illiteracyen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectReading and writingen
dc.subjectCriticismen
dc.subjectBehavioren
dc.subjectProduction of senseen
dc.titleLeitura: algumas reflexões sobre teoria e prática no contexto escolarpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7240993911301111
unesp.advisor.orcid0000-0002-9315-0475
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.graduateProgramLetras - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaFilologia e linguística portuguesapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marendaz_sa_me_assis.pdf
Tamanho:
423.48 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format