Tematizando as brincadeiras e os jogos tradicionais a partir de uma abordagem participativa
Carregando...
Data
Orientador
Alves, Flávio Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação surgiu da inquietação sobre as possibilidades abertas por uma abordagem pedagógica participativa, ancorada no lúdico, no contexto da Educação Física Escolar. O objetivo central foi compreender de que modo a tematização das brincadeiras e jogos tradicionais, integrada ao planejamento participativo, pode contribuir para a construção de práticas educativas mais inclusivas, significativas e democráticas nos anos finais do Ensino Fundamental. De natureza qualitativa, a investigação foi conduzida por meio da metodologia da pesquisa-ação, estruturada em três etapas: (1) construção coletiva de uma Unidade Didática; (2) a implementação com uma turma do 9º ano; e (3) análise dos dados produzidos nos diários de campo do professor e nos diários dos estudantes. A análise evidenciou três eixos problemáticos: (1) caminhos trilhados a partir do planejamento participativo que indicou a valorização da escuta ativa e da coautoria estudantil como estratégia de planejamento coletivo; (2) a hipercompetitividade e o lúdico como contraponto nas aulas de Educação Física Escolar que enunciou a desconstrução da lógica da hipercompetitividade por meio da ludicidade e da cooperação; e (3) o enfrentamento das desigualdades de gênero a partir dos princípios da abordagem participativa nas práticas corporais escolares. Os resultados indicam que a articulação entre cultura popular, práticas lúdicas e participação efetiva dos estudantes potencializa a construção de vínculos, pertencimento e sentido nas aulas de Educação Física Escolar. Além disso, a pesquisa contribuiu para a ressignificação da prática docente, indicando caminhos éticos-políticos para uma educação corporal comprometida com a escuta, a diversidade e a transformação social.
Resumo (inglês)
This dissertation emerged from the concern with the possibilities opened by a participatory pedagogical approach grounded in playfulness within the context of School Physical Education. The central objective was to understand how the inclusion of traditional games and play, combined with participatory planning, can contribute to the development of more inclusive, meaningful, and democratic educational practices in the final years of elementary education. The study, of a qualitative nature, was carried out through action research methodology, organized in three stages: (1) collective construction of a Didactic Unit; (2) implementation with a 9th-grade class; and (3) analysis of the data collected through field journals from both the teacher and students. The findings revealed three core issues: (1) the promotion of active listening and student co-authorship through collective planning; (2) the deconstruction of hypercompetitiveness in School Physical Education through playfulness and cooperation; and (3) the confrontation of gender inequalities embedded in bodily practices at school. Results indicate that integrating popular culture, ludic practices, and active student participation fosters the development of stronger bonds, a sense of belonging, and deeper meaning within Physical Education classes. Furthermore, the research contributed to a critical redefinition of teaching practice, pointing to ethical and political pathways for a bodily education committed to listening, diversity, and social transformation.
Descrição
Palavras-chave
Brincadeiras, Jogos, Planejamento participativo, Lúdico, Educação física, Traditional games and play, Participatory planning, Playfulness, Physical education
Idioma
Português
Citação
Souza, Wellington Eleezer Santos de. Tematizando as brincadeiras e os jogos tradicionais a partir de uma abordagem participativa. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2025.

