O ensino da teoria matricial sob um olhar computacional
Carregando...
Data
Orientador
Marques, Larissa Ferreira 

Coorientador
Pós-graduação
Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Matemática exerce um papel fundamental no processamento de imagens digitais, pois cada uma delas pode ser representada matematicamente por uma matriz. Nesse contexto, a utilização da linguagem computacional GNU Octave permite a manipulação de imagens por meio de operações matriciais bem definidas. A incorporação de tecnologias na educação é um fator essencial para a aprendizagem dos alunos, uma vez que métodos inovadores e atrativos tornam o processo mais envolvente e eficaz. Em particular, o ensino da Matemática pode ser facilitado por ferramentas didáticas computacionais, que contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Essa perspectiva foi confirmada com a aplicação da sequência didática proposta, que evidenciou o engajamento e a participação ativa dos estudantes nas atividades voltadas ao ensino de matrizes utilizando o Octave, um software livre de alto nível para computação matemática. Diante disso, este trabalho tem como objetivo descrever a implementação de uma sequência didática para o ensino de matrizes, por meio de uma ferramenta didática computacional, desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública vinculada à Diretoria de Ensino da região de Presidente Prudente–SP.
Resumo (inglês)
Mathematics plays a fundamental role in the processing of digital images, as each of them can be represented mathematically by a matrix. In this context, the use of the GNU Octave computational language allows the manipulation of images through well-defined matrix operations. The incorporation of technologies in education is an essential factor for student learning, as innovative and attractive methods make the process more engaging and effective. In particular, the teaching of Mathematics can be facilitated by computational didactic tools, which contribute significantly to the teaching-learning process of this subject. This perspective was confirmed with the application of the proposed didactic sequence, which demonstrated the engagement and active participation of students in activities aimed at teaching matrices using Octave, a high-level free software for mathematical computing. Therefore, this work aims to describe the implementation of a didactic sequence for teaching matrices, through a computational didactic tool, developed with high school students from a public school linked to the Directorate of Education of the Presidente Prudente–SP region.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Matrizes, Computação matemática, Octave, Imagens digitais, Teaching, Matrices, Mathematical computing, Digital images
Idioma
Inglês
Citação
TREPICHE, C. P. O. O ensino da teoria matricial sob um olhar computacional. 2025. 94 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto – SP, 2025.

