Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O ensino da teoria matricial sob um olhar computacional

dc.contributor.advisorMarques, Larissa Ferreira [UNESP]
dc.contributor.authorTrepiche, Cristiane Paraizo Orosco [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-04-17T17:50:05Z
dc.date.issued2025-03-06
dc.description.abstractA Matemática exerce um papel fundamental no processamento de imagens digitais, pois cada uma delas pode ser representada matematicamente por uma matriz. Nesse contexto, a utilização da linguagem computacional GNU Octave permite a manipulação de imagens por meio de operações matriciais bem definidas. A incorporação de tecnologias na educação é um fator essencial para a aprendizagem dos alunos, uma vez que métodos inovadores e atrativos tornam o processo mais envolvente e eficaz. Em particular, o ensino da Matemática pode ser facilitado por ferramentas didáticas computacionais, que contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Essa perspectiva foi confirmada com a aplicação da sequência didática proposta, que evidenciou o engajamento e a participação ativa dos estudantes nas atividades voltadas ao ensino de matrizes utilizando o Octave, um software livre de alto nível para computação matemática. Diante disso, este trabalho tem como objetivo descrever a implementação de uma sequência didática para o ensino de matrizes, por meio de uma ferramenta didática computacional, desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública vinculada à Diretoria de Ensino da região de Presidente Prudente–SP.pt
dc.description.abstractMathematics plays a fundamental role in the processing of digital images, as each of them can be represented mathematically by a matrix. In this context, the use of the GNU Octave computational language allows the manipulation of images through well-defined matrix operations. The incorporation of technologies in education is an essential factor for student learning, as innovative and attractive methods make the process more engaging and effective. In particular, the teaching of Mathematics can be facilitated by computational didactic tools, which contribute significantly to the teaching-learning process of this subject. This perspective was confirmed with the application of the proposed didactic sequence, which demonstrated the engagement and active participation of students in activities aimed at teaching matrices using Octave, a high-level free software for mathematical computing. Therefore, this work aims to describe the implementation of a didactic sequence for teaching matrices, through a computational didactic tool, developed with high school students from a public school linked to the Directorate of Education of the Presidente Prudente–SP region.en
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.citationTREPICHE, C. P. O. O ensino da teoria matricial sob um olhar computacional. 2025. 94 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto – SP, 2025.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/296529
dc.language.isoeng
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectMatrizespt
dc.subjectComputação matemáticapt
dc.subjectOctavept
dc.subjectImagens digitaispt
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMatricesen
dc.subjectMathematical computingen
dc.subjectDigital imagesen
dc.titleO ensino da teoria matricial sob um olhar computacionalpt
dc.title.alternativeTeaching matrix theory from a computational viewen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationb3f87c26-d491-4e33-9a45-2391c3bb03a3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb3f87c26-d491-4e33-9a45-2391c3bb03a3
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCEpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaEnsino da Matemáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
trepiche_cpo_me_sjrp.pdf
Tamanho:
13.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: