Publicação:
Sobre a produção visual infantil e suas implicações

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-01-14

Orientador

Freitas, Carlos Eduardo Riccioppo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nesta pesquisa, busco refletir e observar a produção visual/plástica infantil de crianças entre 1 e 5 anos no ambiente escolar, com o intuito de compreender melhor sua expressividade e entrar em contato com suas reais necessidades no ateliê de artes da escola. Para isso, irei trazer relatos, experiências pessoais, levantamento de artistas visuais que se relacionam com a produção plástica infantil, reflexões sobre o brincar, sentir, explorar, criar. Em seguida, trarei apontamentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e direitos garantidos da criança ligados (direta ou indiretamente) ao ensino de artes na Educação Infantil. Apresentarei a abordagem Reggio Emilia como possível alternativa para o desenvolvimento de uma educação infantil horizontal, que prepare o educador para além de modelos, e o coloque em diálogo com as crianças e seus universos.

Resumo (inglês)

In this research, I aim to reflect on and observe the visual/artistic production of children aged 1 to 5 years in the school environment, with the intent of better understanding their expressiveness and connecting with their real needs in the school's art atelier. To achieve this, I will present narratives, personal experiences, a survey of visual artists related to children's artistic production, and reflections on play, feeling, exploring, and creating. Next, I will highlight points regarding the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curriculum Guidelines) and the rights guaranteed to children that are directly or indirectly linked to the teaching of arts in Educação Infantil (Early Childhood Education). I will present the Reggio Emilia approach as a possible alternative for developing a horizontal early childhood education that prepares educators beyond models and engages them in a dialogue with children and their worlds.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

BARSOTTI, Fernando de Godoy. Sobre a produção visual infantil e suas implicações. Orientador: Carlos Eduardo Reccioppo Freitas. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação