Publicação:
Sobre a produção visual infantil e suas implicações

dc.contributor.advisorFreitas, Carlos Eduardo Riccioppo [UNESP]
dc.contributor.authorBarsotti, Fernando de Godoy [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-30T11:27:31Z
dc.date.available2025-01-30T11:27:31Z
dc.date.issued2025-01-14
dc.description.abstractNesta pesquisa, busco refletir e observar a produção visual/plástica infantil de crianças entre 1 e 5 anos no ambiente escolar, com o intuito de compreender melhor sua expressividade e entrar em contato com suas reais necessidades no ateliê de artes da escola. Para isso, irei trazer relatos, experiências pessoais, levantamento de artistas visuais que se relacionam com a produção plástica infantil, reflexões sobre o brincar, sentir, explorar, criar. Em seguida, trarei apontamentos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e direitos garantidos da criança ligados (direta ou indiretamente) ao ensino de artes na Educação Infantil. Apresentarei a abordagem Reggio Emilia como possível alternativa para o desenvolvimento de uma educação infantil horizontal, que prepare o educador para além de modelos, e o coloque em diálogo com as crianças e seus universos.pt
dc.description.abstractIn this research, I aim to reflect on and observe the visual/artistic production of children aged 1 to 5 years in the school environment, with the intent of better understanding their expressiveness and connecting with their real needs in the school's art atelier. To achieve this, I will present narratives, personal experiences, a survey of visual artists related to children's artistic production, and reflections on play, feeling, exploring, and creating. Next, I will highlight points regarding the Diretrizes Curriculares Nacionais (National Curriculum Guidelines) and the rights guaranteed to children that are directly or indirectly linked to the teaching of arts in Educação Infantil (Early Childhood Education). I will present the Reggio Emilia approach as a possible alternative for developing a horizontal early childhood education that prepares educators beyond models and engages them in a dialogue with children and their worlds.en
dc.identifier.citationBARSOTTI, Fernando de Godoy. Sobre a produção visual infantil e suas implicações. Orientador: Carlos Eduardo Reccioppo Freitas. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/260063
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectArte na educaçãopt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectReggio Emília, Abordagem (Educação de crianças)pt
dc.subjectArte infantilpt
dc.titleSobre a produção visual infantil e suas implicaçõespt
dc.title.alternativeAbout children's visual production and its implicationsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateSão Paulo - IA - Artes Visuaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
barsotti_fg_tcc_ia.pdf
Tamanho:
15.97 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
barsotti_fg_autorizacao_ia.pdf
Tamanho:
165.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: