Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para o ensino dos gases no Ensino Médio sob a perspectiva CTS

dc.contributor.advisorBego, Amadeu Moura [UNESP]
dc.contributor.authorRandes, João Luis Pollo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-02-16T11:45:24Z
dc.date.available2022-02-16T11:45:24Z
dc.date.issued2022-01-21
dc.description.abstractIt is noticed that the number of articles found that address the concept of studying gases is considered low and these few that were found do not refer to the CTS assumptions. The study of gases requires a student abstraction from microscopic concepts and research carried out by numerous researchers has shown that high school graduates have difficulties to formulate concepts and theories related to problems at the microscopic level. In this sense, this work aims to propose a didacticpedagogical plan, which can be a useful tool to help organize and reflect on this content. The planning was proposed in the form of a Multistrategic Didactic Unit (UDM), which is elaborated from seven tasks: (i) characterization of the school context, (ii) epistemological scientific analysis, (iii) didactic-pedagogical analysis, (iv) methodological approach, (v) definition of objectives, (vi) definition of teaching strategies and (vii) definition of evaluative strategies. The UDM was based on the Science-Technology and Society (CTS) methodological approach.en
dc.description.abstractPercebe-se que o número de artigos que abordam o conceito de estudo dos gases é considerado pouco e esses poucos que foram encontrados não remetem aos pressupostos CTS, Ciência-Tecnologia e Sociedade. O estudo dos gases requer uma abstração do aluno em relação a conceitos microscópicos e pesquisas realizadas por inúmeros pesquisadores têm demonstrado que os estudantes egressos do ensino médio têm dificuldades para formular conceitos e teorias relacionadas a problemas em nível microscópico. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor um planejamento didático- pedagógico, que pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na organização e reflexão sobre esse conteúdo. O planejamento foi proposto na forma de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM), que é elaborada a partir de sete tarefas: (i) caracterização do contexto escolar, (ii) análise científico epistemológica, (iii) análise didático- pedagógica, (iv) abordagem metodológica, (v) definição dos objetivos, (vi) definição das estratégias didáticas e (vii) definição das estratégias avaliativas. A UDM se baseou na abordagem metodológica Ciência,Tecnologia e Sociedade (CTS).pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216624
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPlanejamento Didático-Pedagógicopt
dc.subjectUnidades Didáticas Multiestratégicaspt
dc.subjectEspectroscopiapt
dc.subjectEstudo dos gasespt
dc.subjectCTSpt
dc.titleUma proposta de Unidade Didática Multiestratégica para o ensino dos gases no Ensino Médio sob a perspectiva CTSpt
dc.title.alternativeA Multistrategic Teaching Unit proposal for the teaching of gases in High School from the CTS perspectiveen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.undergraduateQuímica - IQpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
randes_jlp_tcc_araiq.pdf
Tamanho:
1.63 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
randes_jlp_autorizacao_araiq.pdf
Tamanho:
135.17 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: