Publicação: A temática ambiental no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Araraquara-SP: um estudo a partir dos livros didáticos
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Data
Autores
Orientador
Kerbauy, Maria Teresa Miceli 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho buscou investigar, por meio dos livros didáticos utilizados pela rede municipal de ensino de Araraquara-SP, que temas ambientais são abordados nos componentes curriculares de Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como que macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental (EA) podem ser identificadas nessas abordagens. Nessa direção, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa e consiste em uma pesquisa documental, que teve como objeto de estudo os livros didáticos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da coleção “A Conquista”, publicada pela editora FTD Educação e obra integrante do PNLD 2023. A pesquisa também é orientada pelo referencial teórico-metodológico da abordagem histórico-cultural, que compreende o ato da pesquisa como uma relação dialógica entre sujeitos. Nesse caso, os diálogos foram estabelecidos com os textos dos livros didáticos, considerando-os como um gênero do discurso, e as análises foram conduzidas por meio da construção de núcleos de significação. Dessa forma, a EA foi identificada em todos os anos iniciais do ensino fundamental e em todos os componentes curriculares analisados, totalizando 119 temas ambientais, os quais deram origem a quatro núcleos de significação: 1) Interferências antrópicas e seus impactos negativos no meio ambiente; 2) Conhecimentos e valores voltados ao entendimento, conservação e preservação da natureza; 3) Propostas e práticas de enfrentamento dos problemas socioambientais; e 4) Meio ambiente e o sistema capitalista de produção. As disciplinas de Geografia e Ciências foram as que abordaram mais questões ambientais e foi no 5º ano que estas tiveram maior destaque também, tanto em relação ao número de temas abordados, quanto na maior ocorrência de temas que foram específicos àquela disciplina ou àquele ano, enquanto Arte foi a disciplina com menor diversidade de questões ambientais. As abordagens de questões relacionadas à temática ambiental foram predominantemente sob o enfoque de conhecimentos e valores voltados ao entendimento, conservação e preservação da natureza ou de propostas e práticas de enfrentamento dos problemas socioambientais. Em relação à abordagem menos frequente nos livros didáticos analisados, está se caracterizou pelos temas que, direta ou indiretamente, apontavam para relações que podem ser estabelecidas entre questões socioambientais e o sistema capitalista de produção. Os resultados também mostraram que, embora a EA esteja presente em todos os anos iniciais do ensino fundamental e em todos os componentes curriculares analisados, a sua abordagem ainda está predominantemente alinhada às macrotendências político-pedagógicas conservacionista e pragmática. Alguns aspectos relacionados à vertente crítica da EA foram contemplados nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental, entretanto, é possível perceber que essa inserção ocorre em momentos bastante pontuais, na maioria das vezes não é explorada ou problematizada e, quase que exclusivamente, aparece somente no manual do professor. Isso sugere que ainda há desafios quanto à efetiva transversalidade e à politização das questões socioambientais, fundamentais para uma formação cidadã e transformadora.
Resumo (inglês)
The present study sought to investigate, through the textbooks used by the municipal school system of Araraquara-SP, which environmental themes are addressed in the curricular components of Art, Science, Geography, History, Portuguese Language, and Mathematics during the early years of elementary education, as well as which political-pedagogical macro-trends of environmental education (EE) can be identified in these approaches. In this regard, the research adopts a qualitative approach and consists of a documentary study, focusing on the textbooks from the 1st to the 5th grade of elementary school from the “A Conquista” collection, published by FTD Educação and included in the 2023 PNLD (National Textbook Program). The research is also guided by the theoretical-methodological framework of the historical-cultural approach, which views the act of research as a dialogical relationship between subjects. In this case, the dialogues were established with the texts of the textbooks, considering them as a genre of discourse, and the analyses were conducted through the construction of meaning cores. In this way, EE was identified in all early years of elementary school and across all analyzed curricular components, totaling 119 environmental themes, which gave rise to four cores of meaning: 1) Anthropogenic interferences and their negative impacts on the environment; 2) Knowledge and values aimed at understanding, conserving, and preserving nature; 3) Proposals and practices for addressing socio-environmental problems; and 4) Environment and the capitalist system of production. The subjects of Geography and Science were those that addressed the most environmental issues, with the 5th grade standing out both in terms of the number of topics covered and the frequency of themes that were specific to that subject or year. Art was the subject with the least diversity of environmental issues. The approaches to environmental topics were predominantly focused on knowledge and values aimed at understanding, conserving, and preserving nature or on proposals and practices for addressing socio-environmental problems. The least frequent approach in the analyzed textbooks was characterized by themes that, directly or indirectly, pointed to relationships that can be established between socio-environmental issues and the capitalist system of production. The results also showed that, although EE is present in all early years of elementary education and in all analyzed curricular components, its approach is still predominantly aligned with the conservationist and pragmatic political-pedagogical macro-trends. Some aspects related to the critical strand of EE were included in the textbooks of the early years of elementary school; however, it is evident that such inclusion occurs only at very specific moments, is rarely explored or problematized, and appears almost exclusively in the teacher’s guide. This suggests that there are still challenges regarding the effective cross-curricular integration and politicization of socio-environmental issues, which are fundamental for a transformative and citizenship-oriented education.
Descrição
Palavras-chave
educação ambiental, currículo, livros didáticos, anos iniciais do ensino fundamental, políticas públicas educacionais, environmental education, curriculum, textbooks, early years of elementary education, educational public policies
Idioma
Português
Como citar
ANGELI, T. A temática ambiental no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Araraquara-SP: um estudo a partir dos livros didáticos. 2025. 128 p.
Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.