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Publicação:
A atenção primária a saúde e o ensino: tensionamentos e potencialidades nas práticas pedagogico-assistenciais

dc.contributor.advisorCyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
dc.contributor.authorPinto, Tiago Rocha [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:13Z
dc.date.available2014-06-11T19:35:13Z
dc.date.issued2013-08-30
dc.description.abstractA constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) trouxe consigo uma sene de aspectos envolvidos na organização do sistema de saúde e no modo com que são ofertados os cuidados em saúde. Da mesma forma, as instituições formadoras também buscaram se adequar frente a estas novas exigências, o que possibilita uma articulação das instituições formadoras com os serviços de saúde e em especial, com a Atenção Primária à Saúde (APS). Este estudo analisou os tensionamentos e potencialidades da interação entre estudantes de graduação, em formação profissional, em uma universidade pública e trabalhadores no cotidiano da Atenção Primária à Saúde e; especificamente investigou as implicações que ocorrem para os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde que recebem alunos de uma disciplina, a Inter~ção Universidade, Serviços e Comunidade (IUSC). Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais de diferentes categorias profissionais e dos diferentes serviços da APS de um município de médio porte do Estado de São Paulo, num total de 24 entrevistas. Os dados foram analisados segundo à Abordagem Histórico - Cultural, através da elaboração de núcleos de significação e de .sentido de acordo com o método explicativo de Vigotski. Os dados obtidos permitiram a estruturação de núcleos de significação e de sentido, agrüpados em três eixos de análise, caracterizados como: 1) As possibilidades e potencial idades da Atenção Primárias à Saúde na formação e desenvolvimento de profissionais e estudantes para o trabalho no SUS; 2) Tensões e entraves para consolidação e operacionalização das atividades de ensino na Atenção Primária à Saúde e 3) Avaliação das problemáticas e desafios a serem enfrentados no ensino na Atenção Primária à Saúde. Foi possível...pt
dc.description.abstractThe Unified Health System (SUS) constitution brought in itself several aspects involved as many as the system organization and the way healthcares are offered. Likewise, the forming institutions are also seeking to suit themselves on those new demands, which enables the speech between the forming institutions with health services, in particular, with Primary Health Attention (APS). Therewith, this study sought analyzes the tensionings and interaction possibilities between professional training students and workers in Primary Health Aitention'e diurnal. Thereby, a qualitative research was held trough semi-structured interviews applied on workers from several categories and the manifold APS's services of a medium sized city from São Paulo state, making 24 interviews. The data corpus were analyzed over Historic- Cultural Approach, throtJgh meaning and sense cores concoction according to explaining Viqotski's method. The obtained information allowed us to build up signification and sense cores, grouped in three analysis axis, characterized as: 1) The possibilities and potentials of Atenção Primária à Saúde in the training and development of professionals and students that will work in the SUS; 2) Tensions and barriers in teaching on Primary Health Attention consolidation and operalisation and 3) Already faced problems and challenges Appraisal. It was possible identify that health professionals conceive in a positive form the .interaction with the APS students, regardless of them highlight that still exists some problematic aspects to be overcome, as the time limitation and the Unities roominess, as well as a betler join among ali involved. It was observed several advantages with that experience, such as the promotion and preventive health development and the increasing professionals and students qualification up the knowledge exchanging. It was ...(Complete abstrct click electronic access below)en
dc.format.extent180 f.
dc.identifier.aleph000725957
dc.identifier.capes33004064078P9
dc.identifier.citationPINTO, Tiago Rocha. A atenção primária a saúde e o ensino: tensionamentos e potencialidades nas práticas pedagogico-assistenciais. 2013. 180 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2013.
dc.identifier.filepinto_tr_dr_botfm.pdf
dc.identifier.lattes7172724495907723
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106062
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCuidados primários de saúdept
dc.subjectPessoal da area médicapt
dc.subjectEducação medicapt
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt
dc.subjectPrimary health carept
dc.titleA atenção primária a saúde e o ensino: tensionamentos e potencialidades nas práticas pedagogico-assistenciaispt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7172724495907723
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.graduateProgramSaúde Coletiva - FMBpt
unesp.knowledgeAreaSaúde públicapt
unesp.researchAreaDesenvolvimento e análise de tecnologia e processo para formação de professores de saúdept

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