Logotipo do repositório
 

Publicação:
Teatrágora: improvisação e teatro como possibilidades metodológicas na educação para a democracia

dc.contributor.advisorFernandes, Maria José da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorForlini, Danilo Basile [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-04-19T11:39:11Z
dc.date.available2022-04-19T11:39:11Z
dc.date.issued2022-02-04
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa empírica de base qualitativa através da metodologia Investigação-ação docente que buscou investigar a experiência da prática teatral, suas técnicas e fundamentos como base de práticas formativas de Educação Política e para a Democracia em âmbito escolar. A partir da literatura disponível, apresentamos os elementos que justificam a necessidade da Educação Política em âmbito escolar e verificamos os conteúdos estruturais e valorativos, assim como as possibilidades metodológicas de implementação de propostas deste tipo de formação na escola. Em conjunto a esta fundamentação oriunda da Política, para a construção da Investigação-Ação, exploramos também as bases teóricas dos métodos Teatro do Oprimido, Psicodrama Pedagógico e a Improvisação Contemporânea, que juntos dão sustentação à prática formativa que chamamos de Teatrágora. Esta formação foi realizada com dois grupos de professores em um total de seis encontros, a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Araraquara-SP. Ao analisar os dados identificamos os movimentos didáticos Teatro como Faísca, Teatro como Prisma, Teatro como Metáfora e Teatro como Ágora, de modo que cada um destes estabelece conexões pedagógicas possíveis no que tange à Educação para a Democracia. Concluímos que os jogos e atividades teatrais apresentam possibilidades diversas de exploração dos conteúdos e valores condizentes com processos de Letramento Político, possibilitando que a democracia seja vivenciada na prática, enquanto experiência.pt
dc.description.abstractThis work presents the results of an empirical research with a qualitative basis through the Research-Action teaching methodology that sought to investigate the experience of theatrical practice, its techniques and foundations as a basis for training practices of Political Education and for Democracy in the school environment. Based on the available literature, we present the elements that justify the need for Political Education in the school environment and verify the structural and evaluative contents, as well as the methodological possibilities for implementing proposals for this type of education at school. Together with this foundation from the political science, for the construction of Action Research, we also explore the theoretical bases of the Theater of the Oppressed, Pedagogical Psychodrama and Contemporary Improvisation methods (Improv), which together give support to the formative practice we call Teatragora. This method was carried out with two groups of teachers in a total of six meetings, based on a partnership with the Municipal Department of Education of Araraquara-SP. When analyzing the data, we identified the didactic movements Theater as Spark, Theater as Prism, Theater as Metaphor and Theater as Agora, so that each one of them establishes possible pedagogical connections regarding Education for Democracy. We conclude that the theatrical games and activities present different possibilities for exploring the contents and values consistent with Civic Education processes, allowing democracy to be lived in practice, as an experience.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217907
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação Políticapt
dc.subjectEducação para a Democraciapt
dc.subjectImprovisação Teatralpt
dc.subjectEducação Escolarpt
dc.subjectTeatro-Educaçãopt
dc.subjectCivic Educationen
dc.subjectDemocratic Educationen
dc.subjectImprovisational Theatreen
dc.subjectTheatre-Educationen
dc.subjectScholar Educationen
dc.titleTeatrágora: improvisação e teatro como possibilidades metodológicas na educação para a democraciapt
dc.title.alternativeTeatrágora: Improvisation and Theater as methodological possibilities in Education for Democracyen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaFormação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
forlini_db_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
2.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: