Logotipo do repositório
 

Publicação:
Queixa escolar: uma nova proposta de avaliação

dc.contributor.authorCampos, Thaís Emília de [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Kelly Cristina dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorLuvizotto, Caroline Kraus
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:50Z
dc.date.available2016-03-02T13:00:50Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAo iniciarmos nossa atuação numa Secretaria de Educação nos Setores de Psicologia e Psicopedagogia notamos que as práticas enfatizavam avaliação e diagnósticos dos alunos para encaminhamentos médico. Para as escolas da rede, o trabalho da equipe multidisciplinar era uma ponte para os serviços de saúde, bem como representavam o acesso a profissionais que poderiam medicar. Neste sentido, este estudo teve como objetivo refletir, a partir da atuação dos membros das equipes escolares e professores, sobre os entraves nos processos de ensino aprendizagem, buscando, especificamente, descentralizar o foco no aluno e promover um olhar mais amplo para as queixas escolares, que possa contemplar as relações que se estabelecem nas instituições. O estudo baseou-se em uma pesquisa-ação e a análise seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa. Por meio de nossas intervenções nas escolas percebemos o quanto os diagnósticos médicos são valorizadas pelos profissionais da educação e como estes são utilizados com justificativas para o fracasso escolar.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent1283-1290
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000586
dc.identifier.citationColloquium Humanarum, v. 10, n. especial, p. 1283-1290, 2013.
dc.identifier.issn1809-8207
dc.identifier.lattes2273673575861970
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135360
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofColloquium Humanarum
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt
dc.subjectQueixas escolarespt
dc.subjectEquipe multidisciplinarpt
dc.subjectFracasso escolarpt
dc.subjectDiagnósticos médicospt
dc.titleQueixa escolar: uma nova proposta de avaliaçãopt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2273673575861970[3]
unesp.author.orcid0000-0002-2132-4616[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt

Arquivos