Publicação: Queixa escolar: uma nova proposta de avaliação
dc.contributor.author | Campos, Thaís Emília de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Kelly Cristina dos Santos [UNESP] | |
dc.contributor.author | Luvizotto, Caroline Kraus | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T13:00:50Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T13:00:50Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Ao iniciarmos nossa atuação numa Secretaria de Educação nos Setores de Psicologia e Psicopedagogia notamos que as práticas enfatizavam avaliação e diagnósticos dos alunos para encaminhamentos médico. Para as escolas da rede, o trabalho da equipe multidisciplinar era uma ponte para os serviços de saúde, bem como representavam o acesso a profissionais que poderiam medicar. Neste sentido, este estudo teve como objetivo refletir, a partir da atuação dos membros das equipes escolares e professores, sobre os entraves nos processos de ensino aprendizagem, buscando, especificamente, descentralizar o foco no aluno e promover um olhar mais amplo para as queixas escolares, que possa contemplar as relações que se estabelecem nas instituições. O estudo baseou-se em uma pesquisa-ação e a análise seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa. Por meio de nossas intervenções nas escolas percebemos o quanto os diagnósticos médicos são valorizadas pelos profissionais da educação e como estes são utilizados com justificativas para o fracasso escolar. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 1283-1290 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5747/ch.2013.v10.nesp.000586 | |
dc.identifier.citation | Colloquium Humanarum, v. 10, n. especial, p. 1283-1290, 2013. | |
dc.identifier.issn | 1809-8207 | |
dc.identifier.lattes | 2273673575861970 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/135360 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Colloquium Humanarum | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt |
dc.subject | Queixas escolares | pt |
dc.subject | Equipe multidisciplinar | pt |
dc.subject | Fracasso escolar | pt |
dc.subject | Diagnósticos médicos | pt |
dc.title | Queixa escolar: uma nova proposta de avaliação | pt |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2273673575861970[3] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-2132-4616[3] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |