Publicação: Formação de professores em tempos de crise: análise do portfólio como dispositivo para o acompanhamento do ensino/prática de ensino de educação física na universidade
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Data
Autores
Orientador
Souza Neto, Samuel de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tratou da nova política de formação inicial de professores que colocou o portfólio como elemento obrigatório desse processo no contexto da profissionalização do ensino. Selecionou-se como problema de estudo: quais são os elementos que configuram o portfólio como dispositivo de formação nesse novo processo formativo? Como objetivo geral, buscou-se analisar o uso do portfólio no curso de Licenciatura em Educação Física, tendo em vista as dimensões do ensino/prática de ensino. Especificamente, procurou-se: (a) averiguar na literatura quais são os dispositivos utilizados no acompanhamento da formação de professores para ensino de educação física; (b) identificar em disciplina que trabalha com o ensino de educação física, o uso do portfólio no acompanhamento do processo formativo; (c) identificar e examinar os elementos que compõem o portfólio, tendo como referência o perfil profissional de professor em suas diferentes dimensões. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do projeto pedagógico, programa da disciplina e portfólio. A apreciação dos dados foi feita pela análise de conteúdo, envolvendo seis participantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do interior paulista. Entre os resultados encontrados, os achados foram organizados em 4 eixos temáticos: Perfil profissional; O estágio supervisionado; Competências profissionais e Reflexão Crítica. Na literatura foram encontrados diversos dispositivos utilizados para acompanhar a formação de professores em diversas áreas, incluindo a Educação Física. No caso do Estágio Curricular Supervisionado, evidenciou-se que o portfólio foi escolhido pela legislação e incorporado ao conteúdo programático deste curso, juntamente com outros dispositivos de acompanhamento. Pela análise dos elementos que estruturam o portfólio, identificou-se a docência como base da identidade do professor, bem como elementos que auxiliam na mobilização de saberes vinculados a casos de ensino e analise reflexiva do plano de aula, assim como de desenvolvimento profissional. A pandemia (covid-19) limitou os processos de socialização profissional, criando uma grande lacuna, mas proporcionou ações criativas dentro dos limites de uma experiência possível no âmbito da reflexão sobre o ensino e a educação.
Resumo (inglês)
This work dealt with the new initial teacher training policy that places the portfolio as a mandatory element of this process in the context of the professionalization of teaching. The study problem was selected: what are the elements that configure the portfolio as a training device in this new training process? As a general objective, we sought to analyze the use of the portfolio in the Degree in Physical Education course, taking into account the dimensions of teaching/teaching practice. Specifically, we sought to: (a) investigate in the literature which devices are used to monitor teacher training for teaching physical education; (b) identify in a discipline that works with the teaching of physical education, the use of the portfolio in monitoring the training process; (c) identify and examine the elements that make up the portfolio, taking as a reference the teacher's professional profile in its different dimensions. Methodologically, exploratory research was chosen, using documentary analysis of the pedagogical project, discipline program, and portfolio as techniques. The data was assessed using content analysis, involving six participants from the Physical Education Degree course at a public university in the countryside of São Paulo. Among the results found, the findings were organized into 4 thematic axes: Professional Profile; The supervised internship; Professional skills and Critical Reflection. In the literature, several devices were found used to monitor teacher formation in different areas, including Physical Education. In the case of supervised Curricular Internship, it was shown that the portfolio was chosen by legislation and incorporated into the syllabus of this course, along with other monitoring devices. Through the analysis of the elements that structure the portfolio, teaching was identified as the basis of the teacher's identity, as well as elements that help in mobilizing knowledge linked to teaching cases and in the reflective analysis of the lesson plan, as well as in the development professional . The pandemic (Covid-19) limited professional socialization processes, creating a large gap, but provided creative actions within the limits of a possible experience within the scope of reflection on teaching and education.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Educação Física, Dispositivo, Acompanhamento, Teacher training, Physical Education, Device, Monitoring
Idioma
Português