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A geografia escolar como ferramenta para compreensão do lugar: uma análise da relação entre espaço, perspectiva de vida, educação e resistência com os alunos da Escola Estadual Miguel Marvullo, Manduri - SP

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Orientador

Gonçalves, Diogo Laercio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ourinhos - FCTE - Geografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar a importância da Geografia na escola para a compreensão do espaço escolar na vida dos estudantes e sua relação com a expectativa de vida, entendendo as modificações recentes impostas ao ensino de Geografia, especialmente no caso do Novo Ensino Médio, considerando tanto a BNCC quanto o Currículo Paulista, compreendendo quais as possibilidades da educação geográfica enquanto ferramenta de transformação social frente aos desafios da juventude contemporânea, identificar junto aos alunos na Escola Estadual Miguel Marvullo em Manduri/SP e como eles enxergam as dinâmicas do lugar onde vivem, suas condições de vida e as oportunidades, pós vida escolar. Dentre os objetivos específicos, foi constatado a relação entre a educação geográfica e a construção de significados sociais e culturais para os alunos no ambiente escolar, destacando a importância de abordar questões locais em sala de aula para promover uma aprendizagem contextualizada. Além disso, identificamos os desafios e as potencialidades da Geografia Escolar na promoção de uma consciência crítica sobre o lugar e seu impacto na formação das perspectivas de vida dos estudantes, considerando a diversidade, as desigualdades sociais e espaciais presentes nas comunidades escolares e identificar práticas pedagógicas de ensino de Geografia que favoreçam uma educação emancipadora, focada na resistência e na construção de uma visão crítica do lugar, propondo metodologias que estimulem a reflexão sobre o espaço vivido e suas injustiças.

Resumo (inglês)

This paper aims to analyze the importance of Geography in schools for understanding the school space as a meaningful place in students' lives and its relation to life expectations. It seeks to understand the recent changes imposed on Geography teaching, especially in the case of the New High School, considering both the BNCC (National Common Curriculum Base) and the São Paulo Curriculum. It aims to comprehend the possibilities of geographical education as a tool for social transformation in the face of contemporary youth challenges. The study investigates how students at the Miguel Marvullo State School in Manduri/SP perceive the dynamics of their local environment, their living conditions, and post-school opportunities. The research explores the relationship between geographical education and the construction of social and cultural meanings for students in the school environment, highlighting the importance of addressing local issues in the classroom to promote contextualized learning. The study also identifies the challenges and potential of School Geography in promoting a critical awareness of place and its impact on shaping students' life perspectives, considering the diversity, social, and spatial inequalities present in school communities. Additionally, it seeks to identify pedagogical practices in Geography teaching that promote emancipatory education, focusing on resistance and building a critical view of place, and proposes methodologies that encourage reflection on the lived space and its injustices.

Descrição

Palavras-chave

Escolas, Educação, Geografia Estudo e ensino

Idioma

Português

Citação

BOTELHO, Alessandro Gonçalves. A geografia escolar como ferramenta para compreensão do lugar: uma análise da relação entre espaço, perspectivas de vida, educação e resistência com os alunos da Escola Estadual Miguel Marvullo, Manduri-SP. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Universidade Estadual Paulista, Ourinhos, 2025.

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