A luta continua pelo direito de falar: políticas linguísticas e a nação hip hop no Atlântico Sul
Carregando...
Data
Supervisor
Mendonça, Marina Célia 

Coorientador
Williams, Quentin
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante o pós-doutorado realizado entre maio de 2024 e março de 2025, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAr, sob supervisão da Profa. Dra. Marina Célia Mendonça e co-supervisão do Prof. Dr. Quentin Williams (University of the Western Cape). A pesquisa teve como objetivo geral analisar, sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, como línguas africanas e indígenas vêm sendo preservadas e atualizadas através do Rap, expressão artística do Hip Hop, no Brasil e na África do Sul, observando a relação entre oralidade, multilinguismo e políticas linguísticas. Durante o período, foram realizadas atividades de pesquisa teórica e de campo, com dois estágios internacionais na University of the Western Cape (agosto-setembro/2024 e fevereiro-março/2025), participação ativa no SLOVO Grupo de Estudos do Discurso, atuação docente na graduação e pós-graduação, orientação e coorientação de trabalhos acadêmicos, participação em bancas e eventos científicos, além da submissão e publicação de artigos e capítulos de livro. Os resultados demonstram a relevância do Hip Hop como espaço de resistência linguística e cultural, evidenciando como práticas artísticas periféricas contribuem para a manutenção e valorização de línguas e culturas historicamente marginalizadas. A pesquisa estabeleceu importante rede de colaboração internacional e consolidou reflexões sobre políticas linguísticas, educação multicultural e análise dialógica do discurso no contexto afrodiaspórico e indígena.
Resumo (inglês)
This report presents the activities carried out during the postdoctoral fellowship conducted between May 2024 and March 2025, within the Graduate Program in Linguistics and Portuguese Language at UNESP/FCLAr, under the supervision of Prof. Dr. Marina Célia Mendonça and the co-supervision of Prof. Dr. Quentin Williams (University of the Western Cape). The research aimed to analyze, from the perspective of Dialogic Discourse Analysis, how African and Indigenous languages have been preserved and revitalized through Rap, an artistic expression of Hip Hop, in Brazil and South Africa, with particular attention to the relationship between orality, multilingualism, and language policies. During this period, theoretical and field research activities were undertaken, including two international research visits to the University of the Western Cape (August–September 2024 and February–March 2025), active participation in the SLOVO Discourse Studies Group, teaching at undergraduate and postgraduate levels, supervision and co-supervision of academic work, participation in examination committees and scientific events, as well as the submission and publication of journal articles and book chapters. The results demonstrate the relevance of Hip Hop as a space of linguistic and cultural resistance, highlighting how peripheral artistic practices contribute to the maintenance and valorization of historically marginalized languages and cultures. The research also established an important international collaborative network and consolidated reflections on language policies, multicultural education, and dialogic discourse analysis within Afro-diasporic and Indigenous contexts.
Descrição
Palavras-chave
Análise Dialógica do Discurso, Hip Hop, Multilinguismo, Políticas Linguísticas, Línguas Africanas, Línguas Indígenas
Idioma
Português
Citação
ALVES, C. C. de O. A luta continua pelo direito de falar: políticas linguísticas e a nação hip hop no Atlântico Sul . 2025. 17f. Tese (Pós-Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.

