Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aprendizagem de alunos com deficiência intelectual do ciclo I do Ensino Fundamental: o desempenho em leitura e escrita e a formação de professores

dc.contributor.authorOliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:58:01Z
dc.date.available2015-02-24T13:58:01Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe issue of evaluation in the fi eld of intellectual disabilities, an inclusive perspective, it is still relatively unexplored subject in research and educational practice. Thus, it was developed with the Municipal Education of Sao Paulo, a project for the development of a Referential Learning Assessment of Students with Intellectual Disabilities, in order to build an assessment tool, with different indicators curriculum, considering the areas of and curriculum development at different times of the year and be able to evaluate not only the conditions of individual students, but also and essentially their access to the curriculum and, further, the adjustments made by school systems, capable of being conducive to their learning and development. The project included shares in two axes: (1) Training for trainers (advisory presence and distance with the preparation of detailed guidelines to work with the schools) and (2) Implementation and Monitoring Instrument (analysis and referrals to point the it will be necessary to change the reality). Here the data will be presented related to teacher training and performance in the area of reading and writing of students with intellectual disabilities a cycle of basic education. The results suggest the pyramid approach as a strategy for teacher training and in relation to students’ learning skills are better in reading and feature improvements in the course of the fi rst cycle of elementary school.en
dc.description.abstractA questão da avaliação na área da defi ciência intelectual, numa perspectiva inclusiva, ainda é tema pouco explorado na pesquisa e na prática educacional. Assim, foi desenvolvido junto a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, um projeto para a elaboração de um Referencial de Avaliação da Aprendizagem de Alunos com Defi ciência Intelectual, com o objetivo construir um instrumento de avaliação, com diferentes indicadores curriculares, considerando as áreas do desenvolvimento e do currículo em diferentes momentos do ano letivo e que fosse capaz de avaliar não apenas as condições individuais dos alunos, mas também e essencialmente suas possibilidades de acesso ao currículo e, ainda mais, as adequações realizadas pelos sistemas de ensino, capazes de serem propiciadoras de sua aprendizagem e de seu desenvolvimento. O projeto previa ações em dois eixos de atuação: (1) Formação para formadores (assessoria presencial e à distância com elaboração de pautas detalhadas para o trabalho junto às escolas) e (2) Aplicação e Acompanhamento do Instrumento (análise e encaminhamentos que apontem o que será necessário para modifi car a realidade). Aqui será apresentados os dados relacionadas à formação dos professores e do desempenho na área da escrita e da leitura de alunos com defi ciência intelectual do ciclo 1 do ensino fundamental. Os resultados indicam a abordagem piramidal como estratégia de formação de professores e, em relação à aprendizagem dos alunos suas competências são melhores em leitura e apresentam melhoras no percurso do ciclo 1 do ensino fundamental.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HYGINO MUZZI, 737, CAMPUS UNIVERSITÁRIO, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HYGINO MUZZI, 737, CAMPUS UNIVERSITÁRIO, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent1796-1807
dc.identifierhttp://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais18/pdf/ltp_58_suplemento_18cole_1602_1999.pdf
dc.identifier.citationLeitura. Teoria & Prática, v. 30, n. 58, p. 1796-1807, 2012.
dc.identifier.fileISSN0102387X-2012-30-58-1796-1807.pdf
dc.identifier.issn0102-387X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115371
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofLeitura. Teoria & Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAvaliação da leitura e escritapt
dc.subjectdeficiencia intelectualpt
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.titleAprendizagem de alunos com deficiência intelectual do ciclo I do Ensino Fundamental: o desempenho em leitura e escrita e a formação de professorespt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0053554769698449[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8675-967X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN0102387X-2012-30-58-1796-1807.pdf
Tamanho:
188.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format