Logotipo do repositório
 

Publicação:
Práticas de leitura na licenciatura em letras: a formação do leitor

dc.contributor.advisorBarbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
dc.contributor.authorParahyba, Martha Ribeiro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:45Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:45Z
dc.date.issued2008-05-12
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender as diferentes formas de apropriação dos escritos, dos alunos da 4a. série, do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz do Iguaçu, com o foco sobre práticas de leitura, na perspectiva da história cultural. Interessa compreender os diferentes modos de apropriação e representação da leitura de alunos-leitores formandos do curso de Licenciatura em Letras, por meio do exame de suas práticas de leitura. A expressão práticas de leitura designa uma referência à leitura como um ato cultural. Portanto, opera-se teoricamente com contribuições de autores que trabalham com práticas de leitura e práticas de leitura escolar. A abordagem metodológica inclui pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista apoiada na história oral.Tais práticas são examinadas a partir da reflexão sobre as narrativas colhidas e as observações realizadas na universidade e nos estágios de docência.pt
dc.description.abstractThis study aims to comprehend the different forms of appropriation of the writings, by the fourth-grade students of Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE), campus of Foz do Iguaçu, focusing on the reading practice in the cultural history perspective. It is important to understand the different ways of appropriation and reading representation by the students-readers, undergraduates of Licenciatura em Letras with Teaching Certification, through the analisys of their reading practices. The expression reading practice denotes a reference to reading as a cultural act. In order to accomplish that, the work is done theoretically with contributions of those authors who work with reading practices and school reading practices. The methodological approach includes bibliographical research, questionnaire and interview based on oral history. Such practices are analysed from the reflection on the narratives collected as well as the observations made in the university and during the teaching training programs.en
dc.format.extent213 f.
dc.identifier.aleph000552860
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationPARAHYBA, Martha Ribeiro. Práticas de leitura na licenciatura em letras: a formação do leitor. 2008. 213 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
dc.identifier.fileparahyba_mr_dr_mar.pdf
dc.identifier.lattes0734650628154687
dc.identifier.orcid0000-0002-7688-8486
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102256
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLeitura (Ensino superior)pt
dc.subjectCompreensão na leiturapt
dc.subjectFormação do leitorpt
dc.subjectReading practicesen
dc.titlePráticas de leitura na licenciatura em letras: a formação do leitorpt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0734650628154687
unesp.advisor.orcid0000-0002-7688-8486
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
parahyba_mr_dr_mar.pdf
Tamanho:
1.14 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format