Publicação: A problematização do conceito de dislexia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Leite, César Donizetti Pereira 

Christofoletti, Rafael 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This present work aims to discuss some issues concerning about dyslexia, consisting in study discussions and concepts that are considered as: psychiatric problem, sequence of instrumental problems and those who deny existence of it. The mainly goal is make a bibliography review about the problematic on dyslexia, that allow a deep research over his history and know this biologic and behavioral approach, on implications that create a pathology and others deconstructed by social factors, as well tensing enlarge a matter of this studies to education area, especially at the literacy stage. Through qualitative research, of literature, obtained otherwise a deepening of dyslexia in hereditary factors, genetic, social and neurological causes
Resumo (português)
O presente trabalho tem como objetivo problematizar algumas temáticas a respeito da dislexia, que consiste na discussão de estudos e concepções que a consideram como: problema psiquiátrico; sequência de problemas instrumentais e os que negam a existência. O objetivo principal é fazer uma revisão bibliográfica acerca da problemática sobre a dislexia, que possa permitir uma análise profunda da sua história e compreender este confronto biológico e comportamental, diante de implicações que constrói uma patologia e outras que desconstrói por fatores sociais, assim tenciona ampliar a importância deste mesmo estudo para a educação, principalmente na fase da alfabetização. Através da pesquisa qualitativa, de levantamento bibliográfico, obtém de outro modo um aprofundamento sobre a dislexia em fatores hereditários, causas genéticas, sociais e neurológicas
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Psicologia da aprendizagem, Aprendizagem - Distúrbios, Neuropsicologia, Medicalização, Dislexia, Neurobiologia, Special education
Idioma
Português
Como citar
SOUZA, Gabriela Iochida de. A problematização do conceito de dislexia. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, 2016.