Logotipo do repositório
 

Publicação:
A problematização do conceito de dislexia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Leite, César Donizetti Pereira
Christofoletti, Rafael

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This present work aims to discuss some issues concerning about dyslexia, consisting in study discussions and concepts that are considered as: psychiatric problem, sequence of instrumental problems and those who deny existence of it. The mainly goal is make a bibliography review about the problematic on dyslexia, that allow a deep research over his history and know this biologic and behavioral approach, on implications that create a pathology and others deconstructed by social factors, as well tensing enlarge a matter of this studies to education area, especially at the literacy stage. Through qualitative research, of literature, obtained otherwise a deepening of dyslexia in hereditary factors, genetic, social and neurological causes

Resumo (português)

O presente trabalho tem como objetivo problematizar algumas temáticas a respeito da dislexia, que consiste na discussão de estudos e concepções que a consideram como: problema psiquiátrico; sequência de problemas instrumentais e os que negam a existência. O objetivo principal é fazer uma revisão bibliográfica acerca da problemática sobre a dislexia, que possa permitir uma análise profunda da sua história e compreender este confronto biológico e comportamental, diante de implicações que constrói uma patologia e outras que desconstrói por fatores sociais, assim tenciona ampliar a importância deste mesmo estudo para a educação, principalmente na fase da alfabetização. Através da pesquisa qualitativa, de levantamento bibliográfico, obtém de outro modo um aprofundamento sobre a dislexia em fatores hereditários, causas genéticas, sociais e neurológicas

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Psicologia da aprendizagem, Aprendizagem - Distúrbios, Neuropsicologia, Medicalização, Dislexia, Neurobiologia, Special education

Idioma

Português

Como citar

SOUZA, Gabriela Iochida de. A problematização do conceito de dislexia. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, 2016.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação