Publicação: A problematização do conceito de dislexia
dc.contributor.advisor | Leite, César Donizetti Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Christofoletti, Rafael [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Gabriela Iochida de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:46Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:46Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | This present work aims to discuss some issues concerning about dyslexia, consisting in study discussions and concepts that are considered as: psychiatric problem, sequence of instrumental problems and those who deny existence of it. The mainly goal is make a bibliography review about the problematic on dyslexia, that allow a deep research over his history and know this biologic and behavioral approach, on implications that create a pathology and others deconstructed by social factors, as well tensing enlarge a matter of this studies to education area, especially at the literacy stage. Through qualitative research, of literature, obtained otherwise a deepening of dyslexia in hereditary factors, genetic, social and neurological causes | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo problematizar algumas temáticas a respeito da dislexia, que consiste na discussão de estudos e concepções que a consideram como: problema psiquiátrico; sequência de problemas instrumentais e os que negam a existência. O objetivo principal é fazer uma revisão bibliográfica acerca da problemática sobre a dislexia, que possa permitir uma análise profunda da sua história e compreender este confronto biológico e comportamental, diante de implicações que constrói uma patologia e outras que desconstrói por fatores sociais, assim tenciona ampliar a importância deste mesmo estudo para a educação, principalmente na fase da alfabetização. Através da pesquisa qualitativa, de levantamento bibliográfico, obtém de outro modo um aprofundamento sobre a dislexia em fatores hereditários, causas genéticas, sociais e neurológicas | pt |
dc.format.extent | 49 f. | |
dc.identifier.aleph | 000888415 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Gabriela Iochida de. A problematização do conceito de dislexia. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888415.pdf | |
dc.identifier.lattes | 6992448529240189 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-8889-750X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155704 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt |
dc.subject | Aprendizagem - Distúrbios | pt |
dc.subject | Neuropsicologia | pt |
dc.subject | Medicalização | pt |
dc.subject | Dislexia | pt |
dc.subject | Neurobiologia | pt |
dc.subject | Special education | pt |
dc.title | A problematização do conceito de dislexia | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 6992448529240189[1] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0001-8889-750X[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1