Logotipo do repositório
 

Publicação:
A problematização do conceito de dislexia

dc.contributor.advisorLeite, César Donizetti Pereira [UNESP]
dc.contributor.advisorChristofoletti, Rafael [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Iochida de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:46Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:46Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis present work aims to discuss some issues concerning about dyslexia, consisting in study discussions and concepts that are considered as: psychiatric problem, sequence of instrumental problems and those who deny existence of it. The mainly goal is make a bibliography review about the problematic on dyslexia, that allow a deep research over his history and know this biologic and behavioral approach, on implications that create a pathology and others deconstructed by social factors, as well tensing enlarge a matter of this studies to education area, especially at the literacy stage. Through qualitative research, of literature, obtained otherwise a deepening of dyslexia in hereditary factors, genetic, social and neurological causesen
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo problematizar algumas temáticas a respeito da dislexia, que consiste na discussão de estudos e concepções que a consideram como: problema psiquiátrico; sequência de problemas instrumentais e os que negam a existência. O objetivo principal é fazer uma revisão bibliográfica acerca da problemática sobre a dislexia, que possa permitir uma análise profunda da sua história e compreender este confronto biológico e comportamental, diante de implicações que constrói uma patologia e outras que desconstrói por fatores sociais, assim tenciona ampliar a importância deste mesmo estudo para a educação, principalmente na fase da alfabetização. Através da pesquisa qualitativa, de levantamento bibliográfico, obtém de outro modo um aprofundamento sobre a dislexia em fatores hereditários, causas genéticas, sociais e neurológicaspt
dc.format.extent49 f.
dc.identifier.aleph000888415
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Iochida de. A problematização do conceito de dislexia. 2016. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888415.pdf
dc.identifier.lattes6992448529240189
dc.identifier.orcid0000-0001-8889-750X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155704
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt
dc.subjectAprendizagem - Distúrbiospt
dc.subjectNeuropsicologiapt
dc.subjectMedicalizaçãopt
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectNeurobiologiapt
dc.subjectSpecial educationpt
dc.titleA problematização do conceito de dislexiapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6992448529240189[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-8889-750X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000888415.pdf
Tamanho:
476.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format