Publicação: Percepção e Linguagem: Descrição de Figuras Ambíguas por Alunos Universitários da Área Biológica
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (inglês)
Departing from a Merleau-Pontyan concept of linguistic mediation of perception, we ran a cognitive experiment, having the goal of studying how the perception of ambiguous figures is expressed in verbal linguage. Two of the figures mix biological and technological forms, while the third mixes two biological forms. We asked a group of a 120 undergraduate Biology students from State University of São Paulo (UNESP) to write about their perception of three ambiguous figures. We made an analysis of descriptive categories that appeared in the responses and used a qualitative method (Discourse of the Collective Subject) to reconstruct the main features of the linguistic expression of preceptual processes. In conclusion, we found in these.
Resumo (português)
Partindo-se de uma concepção merleau-pontyana do ato perceptivo e sua mediação pela linguagem, procedemos a um experimento cognitivo, tendo como objetivo verificar como a percepção de figuras ambíguas expressa-se em termos de linguagem verbal, por parte de graduandos da área de biológica. Duas dessas figuras mesclam formas biológicas e artefatos culturais, enquanto a terceira mescla duas formas de vida. Solicitou-se que um grupo de 120 alunos da Universidade Estadual Paulista (UNESP) que descrevessem, por escrito, as suas percepções em tormo das três figuras. Fazendo-se uma análise das categorias que se destacaram nas descrições, e também uma reconstrução dos discursos por meio da técnica qualitativa do Discurso do Sujeito Coletivo, evidenciamos a riqueza do ato perceptivo, e de seus condicionantes culturais, os quais se expressam na linguagem.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 12, n. 2, p. 462-478, 2012.