Publicação: Competência em informação e pessoas em situação de rua: um estudo de caso em bibliotecas públicas de Campo Grande (MS)
dc.contributor.advisor | Belluzzo, Regina Célia Baptista [UNESP] | |
dc.contributor.author | Brito, Tânia Regina de | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T12:25:16Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T12:25:16Z | |
dc.date.issued | 2023-03-09 | |
dc.description.abstract | Buscou-se, de modo geral, identificar e analisar a relação de acesso e uso da informação por parte da população em situação de rua da cidade de Campo Grande – MS, a partir de foco de atenção centrado em bibliotecas públicas e um centro de acolhimento, os quais compuseram o universo de pesquisa. Além disso, efetuou-se também, especificamente, uma análise dos preceitos da Competência em Informação na literatura nacional e internacional existente, procurando-se também identificar o perfil sociodemográfico/ econômico das pessoas em situação de rua, bem como suas percepções e práticas decorrentes quando frequentam as bibliotecas públicas para o acesso e uso da informação, sob a ótica das suas necessidades informacionais em inter-relação com as dimensões, padrões e indicadores de Competência em Informação. A pesquisa desenvolvida para a consecução desta tese está caracterizada como sendo de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva. Trata-se de um estudo de caso que usou como técnicas de coleta de dados, a revisão bibliográfica como apoio à construção de referencial teórico, o questionário com pessoas em situação de rua e a entrevista estruturada com gestores de bibliotecas e centro de acolhimento. Assim, identificou se que os motivos mais citados como motivação para rua são dependência química (30,4%), problemas com familiares (26,1%) e desemprego (17,4%). A maioria (81,8%) frequenta ou frequentou bibliotecas públicas em Campo Grande, MS, indo em busca de notícias em jornais ou revistas (40%), informações sobre cursos (28%) e emprego (12%). Para o tratamento dos dados foi aplicada a análise de conteúdo, e efetuada uma triangulação entre os resultados. Em decorrência, foram elaboradas e são apresentadas diretrizes para o desenvolvimento de um projeto de Competência em Informação, baseadas em modelo fundamentado em princípios de Aprendizagem e Serviço (ApS) e aplicável às bibliotecas públicas. Conclui-se que a miséria informacional é naturalizada e admitida pela sociedade, mas que a Competência em Informação ao lado de uma mediação informacional acolhedora, pode minimizar em algum grau, a escassez física, material, de saúde, a falta de acesso a moradias, a dependência de substâncias químicas, e outras mazelas decorrentes da falta de informação ou inabilidade em questões de acesso e uso dessas informações. A Competência em Informação tem função social ao ser considerada sob uma perspectiva antirracista, de interseccionalidade, bem como no combate à aporofobia. Espera-se que as diretrizes apresentadas nesta tese sirvam de norte e incentivo para a elaboração de projetos de Competência em Informação voltados à população em situação de rua. E que sirvam de apoio às bibliotecas públicas no seu papel fundamental no combate à pobreza informacional, ao resgate da cidadania, à preservação da democracia. Que possam ser aprimoradas e colocadas em prática para serem testadas e servir para subsidiar políticas públicas voltadas à esta população como um todo, e compreendidas como um mecanismo na colaboração com a Agenda 2030 da ONU não deixando ninguém para trás | pt |
dc.description.abstract | Generally, this thesis aims to identify and analyze the connection between the access and use of information among homeless people resident of Campo Grande - MS from a spot centered in some public libraries and one reception center which are the research’s “universe”. Moreover, the work analyzes specifically the information literacy’s precepts on the national and international existing literature; additionally, it attempts to identify the social-demographic/economic profile of the homeless people, as well as their perceptions and practices derived from their attendance to public libraries in order to access and use the available information, all of this from the point of view of their informational necessities correlating the dimensions, patterns, and indicators of the information literacy. Furthermore, the research developed for the present thesis has an applied, qualitative, exploratory and descriptive nature. It is a case study which makes use of data collection methods such as the bibliographical research as support for the production of a theoretical framework; the survey applied to the subjects of the research; and the structured interviews with the library managers and the reception centers. Therefore, it identifies the reasons homeless people are in this situation: chemical dependency (30,4%), family issues (26,1%) and unemployment (17,4%). The majority (81,8%) attends or attended to public libraries in Campo Grande, MS, looking for some news in journals or magazines (40%), information about courses (28%) and jobs (12%). The data treatment rests on the content analysis. The results are the guidelines based on the Service Learning applicable to public libraries, and the presentation of a model project to such purposes. Additionally, it concludes that informational misery is naturalized and accepted by society, but, on the other hand, the informational literacy jointly to a welcoming informational mediation may minimize in some degree the physical, material and health related shortage, the lack of access to habitation, the chemical dependency, and some other harms caused by the informational absence or by the inability to access and use such informations. Information literacy has some social role when viewed from an antiracist, and intersectional perspective, and may help as well in the combat against aporophobia. One hopes that the guidelines presented here may lead and encourage the formulation of information literacy projects directed to homeless groups. And one desires that it may support the public libraries in the fight against the informational misery, in the rescue of citizenship, and in the preservation of democracy. Finally, one expects that these ideas may be improved and tested, to be the substance of public policies aiming at the totality of this group, and to be understood as a mechanism to the collaboration of the UN’s 2030 agenda, leaving no one behind. | en |
dc.description.abstract | Se busca, de modo general, identificar y analizar la relación de acceso y uso de la información por parte de la población en situación de calle en la ciudad de Campo Grande-MS, desde el enfoque de atención central en bibliotecas públicas y un centro de acogida, de los cuales componen el universo de la pesquisa. Además, se realizó, específicamente, un análisis de las normativas de Alfabetización informacional en Información en la literatura nacional e internacional existente, buscando también identificar el perfil socio demográfico/económico de las personas en situación de calle, tal como sus percepciones y practicas cuando asisten a las bibliotecas públicas para el acceso y uso de la información, desde la visión de sus necesidades informacionales en inter relación con las dimensiones, padrones e indicadores de Competencia en Información. El estudio desarrollado para la tesis está caracterizado como de naturaleza aplicada, cualitativa, exploratoria y descriptiva. Se trata de un estudio de caso donde se usó como colecta de datos, la revisión bibliográfica como apoyo a la construcción de referencial teórico, la encuesta con personas en situación de calle y la entrevista estructurada con gestores de bibliotecas y centro de acogida. Así, se identificó las razones para la situación de calle como dependencia química (30,4%), problemas familiares (26,1%) y desempleo (17,4%). La mayoría (81,4%), frecuenta o ya frecuentó bibliotecas públicas en Campo Grande, MS, buscando noticias en periódicos o revistas (40%), informaciones sobre cursos (28%) y empleo (12%). Para el tratamiento de datos fue aplicada la análisis de contenido y efectuada una triangulación entre los resultaos. Así, fueron elaboradas y presentadas directrices para el desarrollo de un proyecto de Alfabetización informacional, basadas en modelo fundamentado en principios de Aprendizaje y Servicio (ApS) y aplicable a las bibliotecas públicas. Se concluye que la miseria informacional es naturalizada y aceptada por la sociedad, pero que la Alfabetización informacional al lado de una mediación informacional acogedora, puede minimizar en cierto grado, la escasez física, material, de salud, la falta de acceso a viviendas, la dependencia de substancias químicas, y otras adversidades producidas por la falta de información o poca habilidad tratándose de acceso y uso de esas informaciones. La Competencia en Información tiene función social al ser considerada desde una perspectiva anti racista, tal como en el combate a la aporofobia. Se espera que las directrices presentadas en esta tesis sirvan de norte e incentivo para la elaboración de proyectos de Alfabetización informacional con enfoque en la población en situación de calle. Y que sirva de apoyo a las bibliotecas públicas en su papel fundamental de combate a la pobreza informacional, al rescate de la ciudadanía, a la preservación de la democracia. Que puedan ser mejoradas y puestas en práctica para que sean testeadas y que sirvan para hacer políticas publicas direccionas a la población en general, y comprendidas como un mecanismo en la colaboración con la Agenda 2030 de ONU donde nadie quede atrás. | es |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | |
dc.identifier.citation | BRITO, Tânia Regina de. Competência em informação e pessoas em situação de rua: um estudo de caso em bibliotecas públicas de Campo Grande (MS). Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/242837 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Competência em informação | pt |
dc.subject | Pessoas em situação de rua | pt |
dc.subject | Diretrizes para bibliotecas públicas | pt |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt |
dc.subject | Information literacy | en |
dc.subject | Homeless people | en |
dc.subject | Public library guidelines | en |
dc.subject | Social vulnerability | en |
dc.subject | Alfabetización informacional | es |
dc.subject | Personas en situación de calle | es |
dc.subject | Directrices para bibliotecas públicas | es |
dc.subject | Vulnerabilidad social | es |
dc.title | Competência em informação e pessoas em situação de rua: um estudo de caso em bibliotecas públicas de Campo Grande (MS) | pt |
dc.title.alternative | Information literacy and homeless people: a case study in public libraries in Campo Grande (MS) | en |
dc.title.alternative | Alfabetización informacional y personas en situación de calle: un estudio de caso en bibliotecas públicas de Campo Grande (MS) | es |
dc.type | Tese de doutorado | |
dcterms.impact | Com base no propósito e nos resultados obtidos pela tese, considera-se que o impacto significativo para a sociedade, reside no fato de que o tema abordado é de grande relevância social e tem o potencial de promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. Ao se concentrar na competência em informação das pessoas em situação de rua, a pesquisa é especialmente relevante, pois esse grupo muitas vezes enfrenta barreiras adicionais para acessar informações e serviços básicos. A promoção da competência em informação dessas pessoas pode ajudálas a acessar informações sobre empregos, moradia, saúde, educação e outros serviços essenciais, melhorando suas condições de vida e oportunidades de integração na sociedade. A pesquisa também é relevante para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para o desenvolvimento de soluções para problemas sociais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A conexão entre a competência em informação e os ODS reforça a relevância e a importância da pesquisa para o alcance desses objetivos globais. A pesquisa contribui diretamente para o alcance de diversos ODS, como a erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção sustentáveis, ação contra a mudança global do clima, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação. Em resumo, o impacto esperado da pesquisa é contribuir para a promoção da inclusão social e do desenvolvimento sustentável, por meio do fortalecimento da competência em informação da população em situação de rua e subsidiar políticas públicas voltadas para esse grupo, contribuindo assim com a Agenda 2030 da ONU. | pt |
dcterms.impact | It is considered that the significant impact on society lies in the fact that the topic addressed is of great social relevance and has the potential to promote social inclusion and sustainable development. By focusing on the information literacy of homeless people, the research is especially relevant, as this group often faces additional barriers to accessing basic information and services. Promoting these people's information literacy can help them access information about jobs, housing, health, education and other essential services, improving their living conditions and opportunities for integration into society. Research is also relevant for the training of highly qualified human resources and for the development of solutions to social problems, contributing to the country's socioeconomic development in line with the Sustainable Development Goals of the UN's 2030 Agenda. The connection between information literacy and the SDGs reinforces the relevance and importance of research in achieving these global goals. Research directly contributes to the achievement of several SDGs, such as eradicating poverty, health and well-being, quality education, gender equality, reducing inequalities, sustainable cities and communities, sustainable consumption and production, action against global change climate, peace, justice and effective institutions and partnerships and means of implementation. In summary, the expected impact of the research is to contribute to the promotion of social inclusion and sustainable development, by strengthening the competence in information of the homeless population and subsidizing public policies aimed at this group, thus contributing to the 2030 Agenda of the UN. | en |
dcterms.impact | Basándose en el propósito y los resultados obtenidos por la tesis, se considera que el impacto significativo para la sociedad radica en el hecho de que el tema abordado es de gran relevancia social y tiene el potencial de promover la inclusión social y el desarrollo sostenible. Al centrarse en la competencia en información de las personas en situación de calle, la investigación es especialmente relevante, ya que este grupo a menudo enfrenta barreras adicionales para acceder a información y servicios básicos. La promoción de la competencia en información de estas personas puede ayudarles a acceder a información sobre empleo, vivienda, salud, educación y otros servicios esenciales, mejorando sus condiciones de vida y oportunidades de integración en la sociedad. La investigación también es relevante para la formación de recursos humanos altamente calificados y para el desarrollo de soluciones a problemas sociales, contribuyendo al desarrollo socioeconómico del país en consonancia con los Objetivos de Desarrollo Sostenible de la Agenda 2030 de la ONU. La conexión entre la competencia en información y los ODS refuerza la relevancia e importancia de la investigación para alcanzar estos objetivos globales. La investigación contribuye directamente al logro de diversos ODS, como la erradicación de la pobreza, la salud y el bienestar, la educación de calidad, la igualdad de género, la reducción de las desigualdades, las ciudades y comunidades sostenibles, el consumo y la producción sostenibles, la acción contra el cambio climático global, la paz, la justicia y las instituciones efectivas y las alianzas y medios de implementación. En resumen, el impacto esperado de la investigación es contribuir a la promoción de la inclusión social y el desarrollo sostenible, a través del fortalecimiento de la competencia en información de la población en situación de calle y el subsidio de políticas públicas dirigidas a este grupo, contribuyendo así a la Agenda 2030 de la ONU. | es |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Ciência da Informação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Informação, tecnologia e conhecimento | pt |
unesp.researchArea | Gestão, mediação e uso da informação | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- brito_tr_dr_mar.pdf
- Tamanho:
- 8.17 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.01 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: