Publicação: Comportamento dos consumidores em relação ao bem-estar de frangos de corte
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Autores
Orientador
Groot, Etiénne 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Zootecnia - FCAT
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O bem-estar dos animais de produção é um assunto que motiva interesses e integra discussões na atualidade. O objetivo geral deste trabalho foi colaborar com o aumento do conhecimento sobre o comportamento dos consumidores de carne de frango em relação ao bem-estar animal e à disposição em pagar mais pela carne de frangos criados com melhores condições de vida. A revisão inicial expõe pontos críticos de bem-estar animal na produção industrial de frangos de corte e demonstra como os mesmos podem ser afetados pelos diferentes sistemas de produção industrial. Para atender os objetivos da pesquisa, houve o desenvolvimento e aplicação de questionário estruturado através do google forms e das mídias sociais. No total, 58 consumidores participaram da pesquisa de opinião, que ocorreu entre 01 e 07 de novembro de 2021. Dos entrevistados, 68% consideram ter um baixo nível de conhecimento a respeito da produção de frangos de corte no Brasil, porém, depois de observar fotos dos sistemas, acreditam que o modelo onde as aves tem acesso ao ambiente externo proporciona melhor bem-estar aos animais. Verificou-se uma relação positiva entre percepção do nível de bem-estar das aves e a disposição a pagar pela carne de frango. Estima-se que o prêmio que os consumidores estariam dispostos a pagar é de 20,8% em relação ao frango criado no sistema intensivo. A baixa importância relativa inicial do bem-estar animal para o consumidor pode estar relacionada à falta de conhecimento acerca dos sistemas produtivos, portanto o acesso a informações a respeito pode incentivar o pagamento por esse atributo.
Resumo (inglês)
The welfare of production animals is a subject that motivates interests and integrates discussions today. The general objective of this work was to collaborate with the increase of knowledge about the behavior of chicken meat consumers in relation to animal welfare and the willingness to pay more for the meat of broilers raised with better living conditions. The initial review exposes critical points of animal welfare in the broiler industrial production and demonstrates how they can be affected by diferente industrial production systems. In order to meet the research objectives, it developed and surveyed a structured questionnaire through google forms and social media. In total, 58 consumers participated in the opinion study, which took place between November 1 and 7, 2021. Of the interviewees, 68% consider having a low level of knowledge about broiler production in Brazil, however, after observing photos of the systems, they believe that the models Where birds have access to the external environment provides better animal welfare. There was a positive relationship between the perception of birds’ well-being level and willingness to pay for chicken meat. It is estimated that the price premium that consumers would be willing to pay is 20,8% compared to chicken raised in the intensive system, therefore access to information about it may encourage payment for this attribute.
Descrição
Palavras-chave
Certificação, Hábitos de consumo, Sistemas de produção, Certification, Consumption habits, Production systems
Idioma
Português