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Publicação:
Processo criativo da maquiagem nas artes visuais: o ponto de vista de um “maquiartista”

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Orientador

Leote, Rosangella

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nesta pesquisa procuramos investigar a maquiagem no campo das Artes Visuais e seus processos criativos. Trouxemos considerações com base na semiótica e análises feitas a partir da “teoria do corpomídia”. Encontramos esclarecimentos e direcionamentos sobre a maquiagem e a sua prática artística, que também ampliou o campo para novos significados, da relação com o corpo, do artista, da hibridização de técnicas, tecnologias e materiais. Logo, a partir de produção própria e de outros artistas, descrevemos processos de criação, das redes de conexões, da relação com o contexto e suas divergências e convergências. Buscamos compreender as complexidades desse campo pouco explorado, através de vivências pessoais e profissionais do que chamaremos de maquiartistas, com embasamento teórico e experimentações práticas, algumas adquiridas durante a pesquisa de campo realizada em Hollywood, Los Angeles. Esta pesquisa de campo permitiu criar um paralelo entre Brasil e Estados Unidos no que tange a maquiagem para o cinema, principalmente. Através desta práxis, apresentamos proposições de nomenclaturas e classificação dos tipos de maquiagem. Verificamos que maquiagem como arte visual, traz paradigmas e contradições, revelando novos caminhos, e conceitos, possibilitando a legitimação da maquiagem como prática artística híbrida. Dessa maneira, foi possível nomear o artista que se utiliza da maquiagem em seu processo criativo com a proposição de um neologismo “maquiartista”, além de ampliar os conhecimentos sobre a linguagem da maquiagem, levantamento histórico e sua propagação nos dias de hoje com o uso de novas tecnologias.

Resumo (inglês)

In this research we investigated makeup in the field of Visual Arts and its creative process. We brought considerations based on semiotics and we analyzed with the “Bodymedia theory”. We found explanations and directions on makeup and its artistic practice, which also expanded the field to new meanings, from the relationship with the body, from the artist, from the hybridization of techniques, technologies, and materials. Therefore, based on our own production and that of other artists, we will describe creative processes, the networks of connections, the relationship with the context, their divergences and convergences. We seek to understand the complexities of this unexplored field, through experiences, theoretical background, and practical experiments, some acquired during the field research in Hollywood, Los Angeles. This field research made it possible to create a parallel between Brazil and the United States with regard to makeup for the cinema, mainly. Through this practice, we propose nomenclatures and classification of types of makeup. We found that makeup, as visual art, brings paradigms and contradictions, revealing new paths and concepts, enabling the legitimation of makeup as a hybrid artistic practice. In this way, it was possible to name the artist who uses makeup in his creative process with the proposition of a “makeupartist” neologism, in addition to expanding knowledge about the language of makeup, historical survey and its propagation today with the use of new technologies.

Descrição

Palavras-chave

Maquiagem (Técnica), Maquiagem cinematográfica, Artes visuais (Arte)

Idioma

Português

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