Publicação: Espaço Stimuli/APAC: uma experiência de educação e de atendimento gerida por pais de jovens com distúrbios neuromotores
dc.contributor.author | Stein, Leila de Menezes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Bailão, Vera Lucia Mendes [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:09:52Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:09:52Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Trata-se de apresentar uma experiência de educação para jovens portadores de distúrbios neuro motores, pautada nos princípios da educação condutiva e gerida por um grupo de pais . O Espaço Stimuli é um departamento da Associação de Pais e Amigos da Criança com Distúrbios Neuromotores –APAC. Como se sabe, principalmente a partir dos anos 40, os portadores de distúrbios neuromotores passaram a merecer uma atenção mais qualificada da neurologia. Destaque especial para o casal Bobath que na Inglaterra desenvolve uma abordagem específica para tais síndromes que promove processo de crescimento neuromotor e psicomotor adequados. Nesta abordagem, as lesões cerebrais motoras passam a ser passíveis de uma intervenção própria por parte dos técnicos da área de saúde, tais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros. Neste novo olhar, tais indivíduos passam a ter a possibilidade de aquisição de movimentos e de conhecimentos, dada a constatação de terem um razoável funcionamento do cérebro intelectivo. Assim, algumas famílias de jovens portadores de lesões decidiram fundar um espaço, onde com sistematicidade e coletivamente, pudessem enfrentar o desafio de contribuir para a construção de uma identidade social para tais portadores. Escolhemos uma metodologia educativa que atribui destacado papel aos pais, familiares e aos próprios indivíduos. A educação condutiva, criada por Andras Petto no Instituto Petto de Budapeste, é a primeira abordagem que entende o portador como um dos agentes ativos do processo educativo e atribui real importância à construção gradativa do indivíduo em seu processo de socialização. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Sociologia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude69.htm | |
dc.identifier.lattes | 0885029211300368 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148387 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Espaço Stimuli/APAC: uma experiência de educação e de atendimento gerida por pais de jovens com distúrbios neuromotores | pt |
dc.type | Resumo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
unesp.author.lattes | 0885029211300368 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Sociologia - FCLAR | pt |