Publicação: Imagens de feminilidades na educação pública: um estudo de figuras femininas em apostilas de Arte do Ensino Fundamental I
Carregando...
Data
2025-02-11
Autores
Orientador
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação conduziu uma investigação sobre as principais marcas estéticas de feminilidade que podem ser percebidas em apostilas de Arte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de escolas públicas de uma determinada cidade do interior de São Paulo. Nosso objetivo foi desvendar quais imagens de feminilidade são apresentadas para as crianças do Ensino Fundamental I através das figuras, ilustrações, fotos e obras de artes que representam mulheres presentes na coleção de apostilas de Arte do Sistema de Ensino adotado pela Secretaria da Educação de tal município. Para tanto, foi realizado um breve levantamento bibliográfico contextualizando o percurso histórico da mulher, principalmente entre o século XVI e os tempos atuais, segundo Elizabeth Badinter (1985), Élisabeth Roudinesco (2022), Simone Beauvoir (1960 e 1967), Mary Del Priore (1991) e outros autores relevantes ao tema. Trouxemos também uma apresentação histórica dos movimentos feministas e suas conquistas, bem como uma sucinta exposição dos conceitos de feminilidade segundo Sigmund Freud (1996), Jacques Lacan (1985 e 1998), Nancy Chodorow (2002) e Laura Cipollone (2003). Em se tratando de um estudo cujo objeto empírico são imagens selecionadas de apostilas, fizemos uma breve discussão sobre imagens e sua potencial capacidade de gerar identidades e estranhamentos. Destarte também discutimos brevemente currículo formal, real e oculto, relacionando-os com o uso de apostilas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em seguida foi analisada com o emprego da Hermenêutica Objetiva uma seleção de imagens de mulheres presentes nos materiais supracitados, de forma a desvendar o que está posto quanto a imagens representativas de feminilidades na coleção de apostilas estudada.
Resumo (inglês)
This thesis conduced an investigation into the predominant aesthetic markers of femininity that can be found in Art’s textbooks used in the Elementary Education in a public school system of a particular small town of São Paulo state. Our objective was to uncover the representations of femininity that are showed to elementary school’s children through the figures, illustrations, photos, and artworks depicting women found in the art textbook collection adopted by the local Department of Public Education. To achieve this, a brief literature review was conducted, contextualizing the historical trajectory of women been from the XVI century to the present days, based on the works of Elizabeth Badinter (1985), Élisabeth Roudinesco (2022), Simone Beauvoir (1960 and 1967), Mary Del Priore (1991) and other authors relevant to the topic. We also provided a historical overview of feminist movements and their achievements, as well as a succinct exposition of concepts of femininity as articulated by Sigmund Freud (1996), Jacques Lacan (1985 and 1998), Nancy Chodorow (2002), and Laura Cipollone (2003). Once this study focuses on selected images from textbooks, we engaged in a brief discussion on the potential of images to generate identities or provoke estrangement. Furthermore, we briefly examined the formal, real, and hidden curriculum, relating them to the use of textbooks in elementary education’s classes. Subsequently, we employed the method of Objective Hermeneutics to analyze a selection of images of women present in the aforementioned materials, aiming to reveal the representations of femininity within the studied textbooks collection.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português