Publicação: O uso de ficção científica agregado a conceitos de programação para a contextualização do ensino de ciências
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Mourão, Daniela Cardozo 

Assis, Alice 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A educação necessita constantemente de inovação, considerando o cenário tecnológico atual, é impossível deixar de aproveitar os benefícios que a tecnologia traz para a sala de aula. A proposta deste trabalho visa contribuir para a contextualização do ensino de ciências por meio de uma história de ficção científica atrelada ao processo de aprendizagem da linguagem de programação Python, sendo essa uma linguagem acessível, dinâmica e comum no mercado de trabalho. Uma realidade de ensino que aproveita tecnologias para dinamizar a abordagem em sala de aula tende a ser mais atrativo, pois os alunos têm se acostumado a consumir conteúdos rapidamente por smartphones e computadores. Esse cenário é muito propício para abordar temas de ciências e tecnologia por meio de histórias de ficção e aparelhos tecnológicos que se aproximam fortemente da realidade dos indivíduos.
Resumo (inglês)
Education constantly needs innovation, considering the current technological scenario, it is impossible not to take advantage of the benefits that technology brings to the classroom. The purpose of this work is to contribute to the contextualization of science teaching through a science fiction story linked to the learning process of the Python programming language, which is an accessible, dynamic and common language in the job market. A teaching reality that takes advantage of technologies to streamline the approach in the classroom tends to be more attractive, as students have become accustomed to consuming content quickly via smartphones and computers. This scenario is very conducive to approaching science and technology themes through fiction stories and technological devices that strongly approximate the reality of individuals.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Ciências, Tecnologia, Linguagem de programação, Python, Ficção científica, Contextualização, Education, Science, Technology, Programming Language, Science Fiction, Contextualization, Ciências - Estudo e ensino, Python (Linguagem de programação de computador), Inovações educacionais
Idioma
Português