Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso de ficção científica agregado a conceitos de programação para a contextualização do ensino de ciências

dc.contributor.advisorMourão, Daniela Cardozo [UNESP]
dc.contributor.advisorAssis, Alice [UNESP]
dc.contributor.authorBrito, Wendel Bomfim
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-03-31T14:40:04Z
dc.date.available2023-03-31T14:40:04Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.description.abstractA educação necessita constantemente de inovação, considerando o cenário tecnológico atual, é impossível deixar de aproveitar os benefícios que a tecnologia traz para a sala de aula. A proposta deste trabalho visa contribuir para a contextualização do ensino de ciências por meio de uma história de ficção científica atrelada ao processo de aprendizagem da linguagem de programação Python, sendo essa uma linguagem acessível, dinâmica e comum no mercado de trabalho. Uma realidade de ensino que aproveita tecnologias para dinamizar a abordagem em sala de aula tende a ser mais atrativo, pois os alunos têm se acostumado a consumir conteúdos rapidamente por smartphones e computadores. Esse cenário é muito propício para abordar temas de ciências e tecnologia por meio de histórias de ficção e aparelhos tecnológicos que se aproximam fortemente da realidade dos indivíduos.pt
dc.description.abstractEducation constantly needs innovation, considering the current technological scenario, it is impossible not to take advantage of the benefits that technology brings to the classroom. The purpose of this work is to contribute to the contextualization of science teaching through a science fiction story linked to the learning process of the Python programming language, which is an accessible, dynamic and common language in the job market. A teaching reality that takes advantage of technologies to streamline the approach in the classroom tends to be more attractive, as students have become accustomed to consuming content quickly via smartphones and computers. This scenario is very conducive to approaching science and technology themes through fiction stories and technological devices that strongly approximate the reality of individuals.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242762
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCiênciaspt
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectLinguagem de programaçãopt
dc.subjectPythonpt
dc.subjectFicção científicapt
dc.subjectContextualizaçãopt
dc.subjectEducationen
dc.subjectScienceen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectProgramming Languageen
dc.subjectScience Fictionen
dc.subjectContextualizationen
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt
dc.subjectPython (Linguagem de programação de computador)pt
dc.subjectInovações educacionaispt
dc.titleO uso de ficção científica agregado a conceitos de programação para a contextualização do ensino de ciênciaspt
dc.title.alternativeThe use of science fiction added to programming concepts to contextualize science teachingen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateFísica - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
brito_wb_tcc_guara.pdf
Tamanho:
1.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
brito_wb_tcc_guara_aut.pdf
Tamanho:
58.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: