Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Influência da artrite reumatoide no processo inflamatório e reabsortivo de lesões periapicais em ratos Wistar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Cintra, Luciano Tavares Angelo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Diante da forte evidência da relação entre as alterações sistêmicas e a infecção de origem endodôntica, este estudo teve como objetivo avaliar a influência da artrite reumatoide (AR) no processo inflamatório e reabsortivo de lesões periapicais, empregando análises locais em ratos Wistar. Foram utilizados 40 ratos Wistar divididos em 4 grupos (n=10): ratos controle (C), ratos com periodontite apical (PA), ratos com AR (AR), ratos com PA e AR (PA+AR). A indução da AR foi realizada com três injeções, sendo duas injeções subcutâneas caudais (dias 0 e 7) contendo 50µL de albumina bovina metilada (Met-BSA, 40 mg/mL), glicose 5% emulsificada com CFA/adjuvante completo de Freund (Mycobacterium sp) e uma injeção intra-articular no joelho direito (dia 14) da mesma solução com volume de 25µL. A PA foi induzida 2 dias após a primeira injeção caudal, por meio de exposição pulpar dos primeiros e segundos molares superiores e inferiores do lado direito. Após 28 dias, os animais foram eutanasiados e as hemimandibulas removidas para análise do processo inflamatório por meio da técnica de imunoistoquímica para IL-6, IL-17 e TNF-α. A análise do processo reabsortivo foi realizada por Micro-CT e análise imunoistoquímica para marcadores ósseos, sendo eles, TRAP, RANK-L e OPG. Além disso, os joelhos direitos também foram coletados para comprovação da metodologia proposta e indução de AR, por meio da coloração de hematoxilina-eosina (H.E.). Os resultados foram analisados por testes estatísticos específicos para cada caso (p<0,05). Todos os grupos tiveram aumento do peso corpóreo de forma crescente e sem diferença estatística, com exceção do dia 30, onde o grupo PA obteve maior ganho de peso comparado ao grupo C. Ambos os grupos sistêmicos, AR e PA+AR, tiveram maior porcentagem de inchaço articular dos joelhos direitos comparado aos grupos C e PA. No perfil inflamatório o grupo PA+AR teve maior imunomarcação para IL-17 e TNF-α comparado ao grupo PA. Relacionado à reabsorção óssea, a imunomarcação de RANK-L, TRAP e volume das lesões periapicais também foi maior para o grupo PA+AR comparado ao grupo PA. Conclui-se que a presença da AR foi capaz de aumentar o infiltrado inflamatório e a reabsorção óssea das lesões de PA.

Descrição

Palavras-chave

Endodontia, Periodontite periapical, Artrite reumatóide, Endodontics

Idioma

Português

Citação

CARDOSO, Carolina de Barros Morais. Influência da artrite reumatoide no processo inflamatório e reabsortivo de lesões periapicais em ratos Wistar. Supervisor: Luciano Tavares Ângelo Cintra. 2025. 34 f. Relatório (Pós-doutorado em Odontologia) - UNESP/FOA, Programa de Pós-graduação em Odontologia, Araçatuba, São Paulo, Brasil, 2025.

Itens relacionados

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Odontologia
FOA
Campus: Araçatuba


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação