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Publicação:
Crítica ao paradigma da diferença identitária dos corpos: transgressão de gênero como ruptura ética

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Orientador

Pagni, Pedro Ângelo

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta tese analisa e discute o problema da identidade de gênero e a sexualidade como temas transversais ao currículo escolar. Focaliza como questão central os corpos desviantes, particularmente os transgêneros, como agenciadores de uma crítica ao governo identitário das diferenças na escola. Para tanto, entre o espaço acadêmico e nossa experiência singular de professor, testemunhamos nossas próprias buscas acerca da identidade e das diferenças gênero dentro desse (cis)tema binário de vidas e corpos, ressaltando o comum durante todo o trajeto percorrido. Reconstruindo esse testemunho, enfocamos corpos trans que transgridem as normalizações habitualmente estabelecidas a partir do paradigma da diferença identitária dos corpos. De narrativas de pessoas transgêneras até nosso próprio testemunho, vislumbramos nesse percurso um comum ingovernável, que se apresenta como um ethos e possibilita uma ruptura (cis)têmica, emergindo como um acontecimento e como um foco de resistência ao governo identitário dos corpos produzidos pela escola. Nessa trajetória partimos da perspectiva foucaultiana de intelectual específico para fazer um relato de si, em diálogo com as obras de Paul Beatriz Preciado, Judith Butler e Letícia Lanz, que deram foco à questão da transgeneridade. Assim, procuramos problematizar a binarização dos corpos pela biopolítica neoliberal com vista a naturalizá-los e argumentamos pela tese da não-binaridade dos corpos trans, como ethos, facultando uma ruptura ética na formação humana e exigindo uma reconfiguração da discussão do gênero e da sexualidade como tema transversal do currículo escolar.

Resumo (inglês)

This thesis analyzes and discusses the problem of gender identity and sexuality as transversal themes to the school curriculum. As a central issue, it focuses on deviant bodies, particularly transgenders, as agents of a critique of the identity government of differences in school. For this purpose, between academic space and our unique experience as teacher, we witnessed our own search for identity and gender differences within this binary (cis) theme of lives and bodies, emphasizing the common throughout the course. Rebuilding this testimony, we focus on trans bodies that transgress the normalizations usually established from the paradigm of the difference of identities of bodies. From narratives of transgender people to our own testimony, we see in this path an ungovernable common, which presents itself as an ethos and enables a (cis) temic rupture, emerging as an event and as a focus of resistance to the identity government of the bodies produced by the school. In this trajectory we start from Foucault's perspective as a specific intellectual to produce of himself a self-report, in dialogue with the works of Paul Beatriz Preciado, Judith Butler and Letícia Lanz, who focused on the question of transgeneration. Thus, we seek to problematize the binarization of bodies by neoliberal biopolitics in order to naturalize them and argue for the thesis of non-binarity of trans bodies, as ethos, providing an ethical rupture in human formation and demanding a reconfiguration of the discussion of gender and sexuality as a transversal theme of the school curriculum.

Descrição

Palavras-chave

Governamentalidade, Sexualidade, Corpo, Transgênero, Escola, Governmentality, Sexuality, Body, Transgender, School

Idioma

Português

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