Publicação:
Formação continuada de professores dos Centros de Educação Infantil: TEA conhecer para atuar

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Data

2024-12-16

Orientador

Galhardo, Eduardo

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem como foco a formação continuada de professores da educação infantil atuantes nos Centros de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo. O objetivo principal foi identificar, caracterizar e analisar a concepção dos professores em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas percepções sobre a atuação com essas crianças e a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários online (Forms) direcionados às professoras do município e coleta de dados ofertados por SME- SP. A análise do material revelou que as professoras reconhecem a importância da formação continuada, destacam a necessidade de ações para assegurar os direitos das crianças com TEA e compreendem o processo de inclusão, os dados ofertados pela Secretaria revelam a necessidade de ações voltadas para as especificidades do atendimento a esta faixa etária e as especificidades do desenvolvimento das crianças com TEA. Em resposta aos achados da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional com a intenção de contribuir para as iniciativas de formação continuada do município. Este material está alinhado com os recursos formativos existentes e com as políticas educacionais estabelecidas pelos governos federal e municipal, considerando as especificidades da educação infantil, do contexto escolar e dos envolvidos no processo formativo. Espera-se que o estudo e o plano de intervenção propostos possam enriquecer a formação continuada dos professores de educação infantil nos Centros de Educação Infantil, atendendo de maneira eficaz às particularidades e necessidades desse contexto e à realidade educacional como um todo.

Resumo (inglês)

This research focuses on the continuous professional development of early childhood education teachers working in the Early Childhood Education Centers of the São Paulo City Hall. The primary objective was to identify, characterize, and analyze teachers' perceptions of Autism Spectrum Disorder (ASD), their views on working with these children, and the continuous professional development provided by the São Paulo Municipal Department of Education. Data collection was conducted using online questionnaires (Forms) directed at the municipality's teachers and data provided by SME-SP. The analysis of the material revealed that teachers acknowledge the importance of continuous professional development, emphasize the need for actions to ensure the rights of children with ASD, and understand the inclusion process. Data provided by the Department of Education highlighted the need for actions tailored to the specific requirements of this age group and the developmental needs of children with ASD. In response to the research findings, an educational product was developed with the aim of contributing to the municipality's continuous professional development initiatives. This material aligns with existing training resources and with educational policies established by both the federal and municipal governments, considering the specifics of early childhood education, the school context, and all participants in the formative process. It is expected that the proposed study and intervention plan will enhance the continuous professional development of early childhood education teachers in the Early Childhood Education Centers, effectively addressing the particularities and needs of this context and the broader educational reality.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

MAURICIO, Karina Courel. Formação continuada de professores dos Centros de Educação Infantil: TEA conhecer para atuar. Orientador: Eduardo Galhardo. 2025. 140 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.

Financiadores

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