Logotipo do repositório
 

Publicação:
Professores e Alunos: o engendramento da violência da escola

dc.contributor.authorSilva, Marilda Da
dc.contributor.authorSilva, Adriele Gonçalves Da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:28:01Z
dc.date.available2018-11-12T17:28:01Z
dc.date.issued2018-06-01
dc.description.abstractAbstract: The school violence engendering is partially analyzed, considering the violence production in the school environment. This is a bibliographic research with quantitative and qualitative approach. Sources: 77 theses and 15 dissertations carried out in Brazil (2007 to 2012). Data collection and organization: Content Analysis. Main reference: Bernard Charlot and Pierre Bourdieu. Results: the sources showed that Brazilian teachers participate effectively in the school violence engendering, contributing to violence production in the school environment. The students are the main victims. The teacher is less affected by physical and verbal violence. The symbolic power is the most perpetrated by the teacher against the student. The school also plays a major role in it.en
dc.description.abstractResumo: Analisa-se o engendramento de uma face da violência da escola, tendo em vista a produção da violência em espaço escolar. Pesquisa bibliográfica quanti-qualitativa. Fontes: 77 dissertações e 15 teses produzidas no Brasil (2007 a 2012). Coleta e organização dos dados: Análise de Conteúdo. Fundamentação base: Bernard Charlot e Pierre Bourdieu. Resultados: as fontes apontaram que professores brasileiros são protagonistas na constituição da violência da escola, contribuindo para a produção da violência em espaço escolar. Os alunos são as principais vítimas dessa violência. O professor sofre menos violência física e verbal do que o aluno. A violência simbólica é a mais usada pelo professor contra o aluno. A escola também usa desse expediente.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent471-494
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-623664089
dc.identifier.citationEducação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 43, n. 2, p. 471-494, 2018.
dc.identifier.doi10.1590/2175-623664089
dc.identifier.fileS2175-62362018000200471.pdf
dc.identifier.issn2175-6236
dc.identifier.lattes0432607332289452
dc.identifier.scieloS2175-62362018000200471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158032
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação & Realidade
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectViolenceen
dc.subjectSchool Violenceen
dc.subjectSchool Environment Violenceen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectStudenten
dc.subjectViolênciapt
dc.subjectViolência da Escolapt
dc.subjectViolência em Espaço Escolarpt
dc.subjectProfessorpt
dc.subjectAlunopt
dc.titleProfessores e Alunos: o engendramento da violência da escolapt
dc.title.alternativeTeachers and Students: the engendering of school violenceen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0432607332289452

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2175-62362018000200471.pdf
Tamanho:
294.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções